Um fluxo de caixa cada vez menor é uma causa comum de fracasso empresarial. Mas há outros erros mais comuns do controle financeiro que você deve evitar.
Aliás, pequenas e grandes gafes financeiras não podem apenas prejudicar suas finanças, mas podem colocar sua empresa em risco. Afinal de contas, isso pode fazer você ter dificuldade para pagar suas despesas gerais a cada mês.
Dessa forma, se você deseja desfrutar de uma margem de lucro anual saudável e sucesso de longo prazo em seu setor, deve assumir o controle de seu fluxo de caixa. Abaixo listamos cinco erros de controle financeiro que sua empresa deve evitar. Confira!
1. Não ter um fundo de emergência
Um fundo de emergência pode ajudar a manter seu negócio à tona durante um momento difícil em seu setor ou quando você recebeu uma fatura inesperada. Para garantir que sua empresa nunca enfrente dificuldades financeiras, tente economizar no mínimo três meses em despesas corporativas, o que pode garantir a sobrevivência da sua empresa caso surja algum problema.
Essa reserva financeira tem o objetivo de garantir o funcionamento da empresa quando situações fora do comum surgirem. E o melhor exemplo de que elas vão surgir é a pandemia do Covid-19, que impactou milhares de empresas ao redor do mundo.
Aquelas que tinham uma reserva financeira conseguiram passar por esse momento turbulento de forma menos traumática. Já aqueles que não tinham nenhum fundo de emergência, tiveram que se reinventar, ou mesmo fechar as portas.
2. Despesas de negócios desnecessárias
Muitos empresários acreditam que precisam fazer grandes despesas para separar sua marca de seus rivais. Como resultado, eles podem pagar uma quantia significativa pelas mais recentes tecnologias, equipamentos de escritório ou salários de funcionários.
No entanto, é uma abordagem mais inteligente adotar uma mentalidade mais econômica. Por exemplo, invista em produtos realmente necessários e com um preço justo, pechinche com fornecedores e encontre um aluguel acessível para seu escritório ou prédio.
Nunca gaste um centavo a mais do que o necessário, mesmo quando sua empresa estiver gerando um excelente retorno sobre o investimento. Ao administrar um negócio enxuto, você terá mais dinheiro disponível para superar um obstáculo financeiro.
Leia também::: Como organizar a empresa para a cobrança recorrente
3. Não analisar relatórios financeiros
O proprietário de uma empresa deve saber ler, interpretar e agir de acordo com o demonstrativo de lucros e perdas, o balanço patrimonial e o demonstrativo de fluxo de caixa de um negócio.
Por isso, reveja sua demonstração de lucros e perdas, ou demonstração de resultados, como também é conhecida, para métricas-chave como vendas, custo de mercadorias e despesas operacionais. Você também deve verificar o resultado final, que indica seu lucro ou prejuízo no período coberto pelo relatório.
Avalie seu balanço para saber a posição de sua empresa em um determinado momento. Isso incluirá seus ativos e passivos para que você possa ver o que possui e como paga por isso.
Revise sua demonstração de fluxo de caixa para que possa entender melhor o padrão de entrada e saída de caixa de seu negócio e planeje ter caixa suficiente para a operação e para apoiar o crescimento.
4. As vendas estão altas, mas você não tem dinheiro
O aumento das vendas geralmente requer um investimento em ativos para suportar o crescimento, como mais equipamentos, estoque ou espaço de depósito. Isso pode consumir dinheiro.
Prever o que você precisará para apoiar o crescimento futuro é crítico. Também é importante perceber que vendas (e lucro) não são o mesmo que dinheiro. Se você mantém estoque, os produtos que ficam nas prateleiras representam dinheiro que você não pode gastar.
Olhando novamente para os benchmarks do setor, se a norma é girar seu estoque quatro vezes por ano e você apenas movimentá-lo duas vezes por ano, você deve investigar o porquê. Você tem muito estoque? É o mix certo de produtos? O preço está correto? Seus esforços de marketing estão direcionados aos clientes certos?
5. Tempo é de fato dinheiro
O dinheiro também pode ficar empatado se você estender os prazos de pagamento dos clientes. Além disso, qualquer atraso no faturamento dos seus serviços ou na cobrança do pagamento pode tirar a força vital do seu negócio.
Considere, por exemplo, uma empresa que faturou 60 a 90 dias após a prestação dos serviços. Era rico em contas a receber, mas pobre em dinheiro.
Você também pode oferecer um desconto para pagamento antecipado, especialmente se suas contas a pagar estiverem urgentes. Mas não desconte muito, ou use opções de curto prazo, como soluções de longo prazo.
Um desconto de 2% pode valer a pena obter dinheiro mais rápido em um dilema, mas sacrificar muito durante muito tempo pode prejudicar a lucratividade ou até mesmo comprometer a sustentabilidade.
Leia também::: Como fazer um orçamento empresarial
Aplique no seu negócio
E então, você vem cometendo esses erros mais comuns do controle financeiro da sua empresa? Se a resposta é sim, então você deve mudar sua mentalidade agora mesmo e evitar que eles voltem a se repetir.
Com uma gestão financeira eficaz, você pode liberar o dinheiro de que precisa para sustentar seu negócio sem financiamento ou os custos associados. Você também pode melhorar sua lucratividade, evitando assim os outros desafios que muitas vezes afundam negócios.
Identifique e corrija quaisquer erros de gestão financeira antes que eles o condenem ao mesmo destino. Esperamos que o artigo sobre erros mais comuns do controle financeiro lhe tenha sido útil. E para mais dicas e informações, nos siga nas redes sociais. A Exatus Contabilidade tem canais no Facebook, Instagram e Youtube.