7 dicas de como fidelizar o cliente

Todos nós já fomos aquele cliente fixo em algum lugar, fiel a uma marca, produto ou serviço de algum estabelecimento ou empresa. Fidelizar o cliente pode ser definida como uma estratégia para manter as pessoas interessadas e focadas no seu negócio e evitar perdê-las.

Para o empreendedor que aposta em técnicas de fidelização, ganha compradores recorrentes do seu negócio, ao mesmo tempo que gasta menos do que se tivesse que ir atrás de novos clientes. Ou seja, as vantagens da retenção são enormes.

E para falar mais sobre o tema, e também apresentar algumas dicas de como fidelizar o cliente, preparamos o artigo abaixo. Siga a leitura e confira!

Importância de fidelizar o cliente

Parece uma tarefa difícil manter os clientes interessados ​​em seu serviço. No entanto, reter um cliente é importante para o crescimento da sua empresa ou negócio.

Sempre que recebemos um bom atendimento de uma empresa, o que fazemos é conversar com outras pessoas. Costumamos recomendá-la a quem se interessa ou precisa desses mesmos serviços que já consumimos.

Da mesma forma, ao fazer com que um cliente fique com o que você oferece, ele atrairá a atenção de novos clientes. Estes por sua vez por terem um bom atendimento se tornarão clientes fiéis ao seu negócio.

Desta forma, será formada uma rede de recomendações com a qual você poderá obter clientes novos e fiéis desde o primeiro momento.

Como fazer a fidelização?

É melhor tratar este tópico como uma declaração de problema fazendo as perguntas certas:

Por que os clientes continuam com o produto ou serviço?

O que é que os interessa sobre meus produtos ou serviço, marca ou benefício?

Como posso me diferenciar da concorrência?

Depois de fazer as perguntas certas, veja agora o que torna seus clientes tão fiéis. Você pode usar essas informações para obter mais clientes para ficar com você.

Toda vez que em seu negócio você consegue fechar a venda com um novo cliente, o mais importante é ter certeza de que essa pessoa conseguiu o que queria. 

Assim retornará para fazer mais compras no futuro. Mas o que você pode fazer para reter esse cliente? A seguir, mostramos dicas que serão muito úteis para que seu cliente entre em contato com você novamente.

1. Defina quem é seu cliente-alvo

O cliente ideal para qualquer negócio é aquele que se identifica com o que você vende, é o seu consumidor alvo. 

É para quem você vai direcionar todas as estratégias de marketing para oferecer a ele o que você sabe que ele precisa e que sua empresa pode oferecer a ele.

Uma vez que você esteja claro sobre seu cliente-alvo, você pode se concentrar em capturar sua atenção, mas este é apenas o primeiro passo para fidelizar o cliente.

2. Torne seu negócio atraente

A apresentação é importante. Comece fazendo com que sua empresa pareça, sinta e soe atraente para as pessoas. 

Desta forma conseguirá atrair novos clientes que certamente ficarão quando virem ou sentirem que o seu negócio lhes parece apresentável.

Se você quer saber como conseguir isso de forma orgânica, pode começar a usar o método de prospecção de clientes. 

Para que seus clientes venham até você por conta própria, tendo uma visão atrativa do seu negócio e, claro, não esqueça que transmitir uma imagem executiva também é essencial.

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3. Atendimento como diferencial

É importante que o atendimento ao cliente seja excelente. Conectar-se com o cliente e suas necessidades é primordial. 

Leve suas sugestões e recomendações em consideração, não apenas agradeça. Ações marcantes farão com que o cliente perceba que o serviço é melhor e que sua opinião tem valor.

Ter uma boa atitude na hora da venda é muito importante. Ao ter um bom atendimento e tratamento personalizado, o cliente se sentirá confortável e mais vendas poderão ser realizadas com esse mesmo cliente.

4. Seja consistente e recíproco

Ser constante mostrando seus serviços e oferecê-los é importante. Tendo feedback positivo, responda gentilmente.

Você também pode levar esse comentário em consideração como um depoimento para que outros clientes se sintam motivados a comprar e dar sua opinião sobre o seu negócio.

Deixar o cliente saber que é importante para você irá motivá-lo a continuar em contato com seu trabalho, serviço ou produto.

5. Mantenha o cliente interessado

Para reter um cliente é preciso mantê-lo informado sobre tudo o que você oferece: novos produtos, novas estratégias e os melhores serviços.

Mostre a ele que você está interessado nas necessidades dele e assim o cliente saberá que tem seus serviços a qualquer momento para suas compras futuras.

Isso requer um tratamento personalizado, pois nem todos os nossos clientes têm os mesmos gostos e necessidades. 

Se você realmente se esforçar para conhecer seu público consumidor, conseguirá mantê-lo interessado em sua marca.

6. Preço justo e qualidade

Algo que seu cliente sempre notará é o preço que você coloca em seu trabalho ou em seus produtos. 

A qualidade destes deve estar de acordo com o preço atribuído. Ser equilibrado é a melhor coisa que você pode fazer para reter um cliente.

Uma das razões pelas quais os clientes deixam de usar um serviço é o preço, se era muito alto e a qualidade muito baixa.

No entanto, se seus produtos ou serviços forem de alta qualidade, o cliente estará atento a isso independentemente do preço. Desde que não seja abusivo. 

Você deve prestar muita atenção ao que o cliente diz sobre isso para melhorar e voltar para você graças aos seus bons serviços e preço.

7. Terceirize áreas e foque no cliente

Como dica final, terceirize áreas que tomam muito tempo na sua empresa, ou que não integrem seu core business, e foque no cliente.

Por exemplo, a área financeira demanda tempo e conhecimento, que nem sempre o gestor tem tempo para dar a atenção que deveria. 

Ao terceirizar a gestão financeira, terá ao seu lado uma equipe altamente qualificada cuidando deste setor do seu negócio, da mesma forma que terá mais tempo para se dedicar à fidelização dos clientes.

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Coloque sua empresa em evidência

Todos e cada um dos pontos discutidos são importantes, leve-os em consideração em cada venda, com cada cliente e você ganhará sua fidelidade. É vital reconhecer que é preciso experiência e treinamento para reter um cliente.

E se a terceirização financeira do seu negócio lhe chamou a atenção, saiba que aqui na Exatus Contabilidade temos uma equipe altamente qualificada para cuidar das finanças da sua empresa.

Nosso time é especialista em gestão financeira e está antenado com todas as novas tendências que surgem, permitindo que sua empresa possa ser protagonista e crescer muito mais rapidamente.

Por fim, esperamos que tenham gostado do artigo com dicas de como fidelizar o cliente, e para conhecer nossa solução sobre gestão financeira, clique aqui e converse com nossa equipe!

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