O que o seu cliente realmente deseja?
Entender a real necessidade do cliente é um grande desafio para toda empresa, sobretudo para aquelas que trabalham com um público em massa e produção em larga escala, mas nem por isso que deixa de ser algo importante para as empresas prestadoras de serviço também.
Os especialistas modernos da área do Marketing dizem que o principal ponto a ser observado antes de iniciar qualquer projeto novo de lançamento é focar em quem é o cliente e o público alvo desse projeto, e principalmente quais são as dores desse público para de fato desenhar uma campanha voltada exatamente para suprir essas necessidades, e entender se o produto está sendo criado para atender as expectativas corretas.
Mas como fazer isso de forma acertada? Vamos lá.
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Identifique quem é o cliente.
Aqui a empresa deve entender quem será o consumidor final e quem de fato vai comprar aquele produto que está sendo oferecido, por exemplo, uma empresa deve analisar o usuário final de um produto, sabendo exatamente se o perfil desse usuário é mais voltado para o público feminino ou masculino, sabendo a faixa etária, a classe social, e até mesmo alguns detalhes mais específicos como raça e religião.
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Quais são as dores desse cliente.
Após identificado quem realmente vai manipular esse produto, quais são os verdadeiros motivos que levaria alguém a fazê-lo? A empresa deve-se perguntar sobre a real necessidade de alguém vir a consumir o produto, e quais podem ter sido as últimas experiências desse usuário em situações semelhantes. Aqui o foco é tentar fazer a sua campanha ser tão direcionada de modo que o seu cliente venha a visualizar algo que parece quer sido feito exatamente para ele, para atender a dificuldade que ele tem.
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Mas como fazer isso?
A resposta dessa pergunta vai determinar se sua empresa seguirá adiante ou vai ficar parada nas mesmas dificuldades de sempre. Ao longo dos últimos anos e após acompanhar de perto diversos clientes, e suas operações cotidianas, nosso time da Exatus Contabilidade concorda em dizer que essa resposta pode estar na ponta do negócio.
Vamos explicar essa afirmação acima da seguinte forma. Tente visualizar que naturalmente as grandes decisões são tomadas pela diretoria da empresa e consequentemente por aquelas pessoas que possuem os cargos mais altos e bem remunerados. Você concorda que nessas situações, nem sempre essas pessoas são aquelas que vão ter um contato direto com o usuário final do produto, certo? É claro que nesse caso aqui nós estamos falando de empresas maiores, mas considere o exemplo e tente aplicar isso na sua realidade se você – leitor – for um empresário dono de uma Micro ou Pequena Empresa.
Diante dessa situação, veja que existe uma distância entre o tomador de decisões com o consumidor, e pode certamente acontecer da diretoria não conseguir visualizar a dor do cliente justamente pelo fato de que os diretores não vivem a mesma realidade de seus usuários. A grande dica nesse artigo é que quem está na “topo” deve buscar essas informações em quem está na “ponta”, ou seja os vendedores, os consultores, o suporte, enfim, as pessoas que tem contato direto com usuário, e muitas das vezes estão na mesma classe social, e inclusive estão consumindo os produtos da empresa.
É por meio desse tipo de coisa que a empresa vai conseguir chegar mais perto do seu cliente e entender o que ele precisa. Aquela velha frase de que o cliente deve se adaptar ao produto, definitivamente não existe mais, e o empresário deve perceber que agora é a empresa que deve se adaptar as necessidades de seus clientes.
Em tempos de tanta tecnologia como hoje e tanta concorrência, se a sua empresa não desenvolver algo que atenda o usuário, certamente em pouco tempo alguma nova “start up” vai se aproveitar dessa fraqueza e vai explorar essa parcela do mercado que não está sendo atendida em sua plenitude.