Cobrança recorrente na empresa: Como aplicar?

A cobrança recorrente é cada vez mais frequente de se ver nas empresas, até porque é uma tendência e que cada vez mais é adotada por diversos setores do mercado. 

Com as novas formas de consumo mudando rapidamente, muitas empresas têm dificuldade de adaptação a estes novos modelos. Mas, para quem quer se atualizar, estar no mercado competitivo é necessário adquirir estas formas que os clientes buscam.  

Caso você se preocupe com sua empresa, este modelo de cobrança por um serviço ou produto e com isso, você evita problemas financeiros

Pensando em te ajudar com a cobrança recorrente em sua empresa, separamos um material com muito conteúdo importante para você. 

Boa leitura! 

O que é cobrança recorrente? 

A cobrança recorrente é realizada a partir de um sistema de débito de pagamento automático, no cartão do cliente que já esteja cadastrado no sistema da empresa, seja no crédito ou débito. Ou seja, empresas com sistemas de assinaturas, planos e mensalidades. 

Neste formato de cobrança, não é necessário que o cliente faça o cadastro dos dados do cartão toda vez que for realizar um pagamento. Além disso, não há comprometimento de todo o limite existente no cartão de uma vez só. 

Para empresas que recebem pagamentos de forma periódica, ou de forma trimestral (3 meses), semestral 6 meses) ou ainda anual (12 meses). ou ainda outras opções dependendo da necessidade do cliente ou ainda outras opções de acordo com o serviço e as necessidades do cliente. 

Como por exemplo, empresas que tenham serviços como academias, estacionamentos, assinaturas de streamings ou ainda clubes de assinatura. 

Como funciona a cobrança recorrente? 

A cobrança é realizada por um sistema que de forma automática debita uma transição do cartão de crédito do cliente que já está cadastrado no sistema. 

Para isso, não é necessário realizar o cadastro das informações do cliente, para realizar a cobrança. O pagamento é realizado por um sistema inteligente que automatiza as cobranças, dando a opção ao consumidor de realizar por cartão de crédito, débito em conta ou ainda boleto bancário. 

Em alguns casos, o próprio sistema de gestão é possível realizar o envio automático de boletos de cobrança e notas fiscais para os clientes. 

Como implementar a cobrança recorrente na empresa? 

Para quem deseja implementar a cobrança recorrente na empresa, algumas coisas são necessárias. 

Primeiro passo é contratar uma empresa especializada e que seja de confiança para implementar o sistema para sua empresa e assim, realizar os cadastros dos clientes. 

Para o cadastro dos clientes, algumas informações são necessárias: 

  • Nome completo do cliente ou razão social
  • CPF e/ou CNPJ 
  • Email para contato 
  • Número de telefone para contato 
  • endereço (caso seja necessário)

Além disso, será necessário realizar o cadastro da cobrança. E no sistema há um local, onde você tem acesso a todos os clientes e cataloga os dados se necessário. 

Pagamento recorrente na prática

Na maioria dos pagamentos que são de forma recorrente e utilizam sistemas para realizar o processo, acontece desta forma: 

  1. O cliente escolhe o plano que deseja ter e que é oferecido pela empresa 
  2. O termo de condições do contrato é aceito pelo consumidor do serviço ou produto e é revisado todas as informações, desde o valor que será cobrado, taxas e juros em caso de atraso e demais dados. 
  3. O cliente informa seus dados, de cartão de crédito e débito em conta, ou ainda solicita o envio de boletos para o pagamento. 
  4. O próprio sistema confirma todo processamento com a bandeira do cartão ou o banco conveniado. 
  5. Com isso o cliente tem acesso a todo o serviço que contratou e passa a ser cobrado enquanto o contrato estiver ativo. 

Caso a empresa não tenha sistema para realizar todo o procedimento de pagamento, é possível também fazer a cobrança de forma manual todos os meses, enviando o boleto para o email do cliente. 

Porém, desta forma é muito mais difícil e trabalhoso, por isso um sistema digital é muito mais prático, rápido e sustentável para a empresa e só traz benefícios para os clientes também. 

Por que implementar a cobrança recorrente? 

Implementar a cobrança recorrente pode trazer muitos benefícios para a empresa, separamos aqui as principais vantagens de ter este modelo de cobrança em sua organização. 

Burocracia reduzida:

Com forma simplificada os seus clientes poderão adquirir os produtos e serviços. Com esta forma de pagamento, é possível que até mesmo haja um crescimento de clientes, já que muitos optam por empresas que facilitem todo o processo de compra, inclusive no pagamento. Além de termos facilitado, padronizados ou personalizados que são muito menos burocráticos.

Fidelização do cliente: 

Tendo processos mais facilitados e automatizados, e por ter clientes que buscam isso, outro ponto que pode ser desenvolvido entre a empresa e os consumidores é o relacionamento. Com um atendimento mais personalizado, humanizado e próximo ao cliente, a tendência é que os consumidores destes serviços sejam também fiéis à marca que consomem, independentemente de qual o plano que eles escolherem utilizar. 

Combate a inadimplência: 

Com a cobrança sendo realizada de forma automática no cartão do cliente, a opção de não pagar pelo serviço acaba sendo retirada da mão deste cliente. Com a automação, o cliente precisa se organizar para pagar o serviço na data correta, para não perder seu serviço. Por isso, o número de clientes devedores é muito menor. 

Previsão de faturamento: 

Obtendo a previsão de valores que serão pagos com a cobrança recorrente, é muito mais fácil visualizar a saúde financeira de sua empresa. Já que as entradas são programadas e organizadas pelo sistema, que deve dar aos seus clientes o valor do serviço. Com isso, é possível projetar o quanto de receita entrará em determinado tempo.

Lembrete importante: 

Você deve oferecer e entregar aos seus clientes os serviços prometidos, de acordo com a expectativa do consumidor. 

Como você pode perceber, ter os pagamentos dos seus clientes é fácil e super importante para a fidelização dos clientes, para que eles estejam satisfeitos, para valorização do seu negócio e ainda para a saúde financeira de sua empresa. 

Gostou do conteúdo? Em nosso blog temos muitos outros materiais que são super importantes para o crescimento de sua empresa, além de tirar dúvidas que são recorrentes no mundo dos negócios. veja mais sobre A Consequência de não manter a sua empresa com o os dados cadastrais regulares perante os órgãos competentes, com certeza é um conteúdo que irá agregar muito em sua empresa. 

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