Como abrir um ecommerce: Tudo que você precisa saber

O setor de negócios online está explodindo! Por isso, saber como abrir um ecommerce nesse momento pode ser um grande diferencial competitivo para quem deseja empreender, ou então para quem já possui seu próprio negócio, mas quer expandir suas operações.

Fazer compras on-line costumava ser uma conveniência, e agora é uma necessidade! Diante da crise do coronavírus, muitas relações comerciais mudaram e aqueles que já tinham uma experiência no ecommerce foram menos impactados. Porém, isso não quer dizer que você perdeu o tempo certo de se lançar na internet. Na verdade, o tempo pode ser exatamente agora.

Quer saber mais como abrir um ecommerce? Confira nosso artigo e tire todas as suas dúvidas agora mesmo!

Como iniciar um ecommerce?

O varejo online é um negócio em expansão. Por isso, criar um ecommerce é mais que escolher um nome de marca, escrever listagens de produtos e começar a vendê-los online. Até as melhores ideias de negócios podem falhar se você não estiver direcionando tráfego suficiente para o seu site. 

Por isso, iniciar com uma pesquisa é o primeiro passo. Não opere com um palpite. Fazer crescer qualquer negócio online é um investimento e deve ser tratado como tal. Não existe uma estrutura de negócios única que funcione para todos. Negócios baseados em serviços, software, vendas de produtos digitais e produtos físicos são apenas a ponta do iceberg.

Antes de decidir sobre o que vender online, você precisa entender os diferentes modelos de negócios disponíveis. Aprenda os tipos de modelos de negócios de comércio eletrônico e veja aquele que melhor se enquadra na sua proposta. 

Existem quatro tipos principais de coisas que as empresas de comércio eletrônico vendem:

  • Bens físicos entregáveis
  • Bens digitais (e-books e trabalhos escritos, downloads, software, aplicativos, multimídia)
  • Serviços
  • Cursos, assinaturas e outras associações

O melhor das tecnologias de comércio eletrônico hoje em dia é que você pode efetivamente vender uma delas ou mesmo todas ao mesmo tempo.

Vantagens para o negócio

A possibilidade de chegar ao cliente a um custo baixo – em comparação às tradicionais lojas físicas – é a principal vantagem de se vender pela internet. O comprador, por meio do site de uma empresa, pode navegar pelas categorias de produtos, visualizar as descrições e fotos e adicioná-las a um carrinho de compras, a semelhança do que ocorre em um supermercado. 

Além disso, o cliente pode escolher a forma e a condição de pagamento e ter a garantia de entrega no local informado, por meio de um sistema de acompanhamento do pedido e entrega de produtos. As compras virtuais têm apresentado perspectivas animadoras, mostrando um perfil maduro e profissional, visto que a prática de realizar transações comerciais pela internet têm sido cada vez mais utilizadas.

Como montar sua loja virtual

A internet é um meio que oferece várias ferramentas para você se relacionar com seus públicos, apresentar o seu negócio e melhorar a gestão da sua empresa. Com um ecommerce não é diferente: você dispõe de diversas ferramentas para realizar vendas pela internet.

Nenhuma alternativa é melhor ou pior que outra, porém uma se adapta melhor ao seu tipo de negócio do que outras. Quando se trata de lojas virtuais, temos três principais possibilidades:

  • Uma loja própria
  • Uma loja em um shopping virtual
  • Uma loja pronta

Principais tributações para negócios online

É muito importante fazer a correta classificação fiscal do seu negócio, já que diferentes impostos serão recolhidos a depender dela. Se sua loja virtual for de venda de mercadorias, por exemplo, o principal imposto incidente é o estadual Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS). Já se o ecommerce for de prestação de serviços, o tributo a ser pago é o municipal Imposto Sobre Serviços (ISS).

Outro ponto a ser observado é o regime de tributação. Caso o faturamento não ultrapasse R$ 81.000,00 por ano fiscal, o empreendedor pode optar por tornar-se um microempreendedor individual (MEI). Já se o ecommerce possui um faturamento anual de até R$ 4,6 milhões, pode optar pelo Simples Nacional. Se não entender do tema, pode valer a pena consultar alguém especializado, como um contador.

Quais são os prazos para abrir uma empresa online?

Normalmente o processo completo de abertura de empresa leva em torno de de 45 a 60 dias a contar da confirmação dos CNAEs da sua empresa. Este tempo pode ser menor ou maior dependendo da agilidade nas análises dos órgãos públicos, só após esse período a emissão de notas estará liberada. 

Com a contratação de um escritório de contabilidade você pode ganhar um tempo precioso no processo. Além dele poder se tornar mais rápido, já que não deverão haver erros e retrabalhos, você poderá se dedicar a outras parte da estruturação e planejamento do negócio enquanto o contador cuida da parte burocrática da abertura da empresa.

Não perca mais tempo

Se você tem o desejo de ter seu próprio negócio, ou então quer expandir as operações da sua empresa, apostar em um ecommerce pode ser uma das melhores alternativas no momento atual. E como você acompanhou ao longo do texto, realizar esse sonho não é tão difícil, mas requer planejamento, dedicação e também orientação técnica de contadores especializados.

Aqui na Exatus Contabilidade temos uma equipe profissional para lhe auxiliar no processo, tanto para a abertura da empresa, quanto na elaboração do planejamento estratégico e financeiro do negócio. Com nosso apoio, você atingirá o sucesso muito mais rapidamente!

E você? Você já trouxe o seu negócio para o mundo online? Como foi a sua experiência em como abrir um ecommerce? Conte para a gente nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.