Como administrar uma empresa familiar?

A empresa familiar é muito presente no cenário empreendedor do Brasil e por isso trouxemos informações valiosas para ajudar na administração. 

Pesquisas realizadas pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 90% das empresas que nascem no país são de origem familiar. 

Ainda segundo a pesquisa, cerca de 65% do PIB é decorrente de empresas familiares, além de contribuir com 75% dos empregos gerados no país. 

Neste conteúdo, vamos tratar a respeito dessas empresas que têm grande impacto na economia do Brasil, assim como os desafios enfrentados, mas também dicas de como administrar uma empresa familiar. Boa leitura! 

O que é empresa familiar?

Uma empresa familiar é um modelo que consiste na conexão entre família e negócios. Ou seja, diversos membros familiares atuam dentro da empresa.

Os membros da família podem atuar como acionistas, cargos ligados à direção e até como funcionários administrativos Além do grau de parentesco, é possível que tenha outros membros que não possuam laços familiares. 

Veja a seguir, pontos fortes e fracos deste modelo de empresa. 

Pontos fortes 

  • Equipe focada e determinada
  • Confiança entre os envolvidos 
  • Desenvolvimento por parte de todos os membros 
  • Liderança centralizada 
  • Tomadas de decisões rápidas 
  • Facilidade em investimentos 

Pontos fracos 

  • Resistência 
  • Lideranças autoritárias
  • Jogos de poder 
  • Laços afetivos estreitos e fortes 
  • Dificuldade em separar laços, interesses e assuntos de dentro da empresa 
  • Expectativas altas a respeito dos integrantes 

Como administrar uma empresa familiar?

Para um bom gerenciamento de  todas as atividades, tendo em vista os pontos fortes e fracos, é sempre bom ter estratégias para resolver os problemas. Também é importante planejar o crescimento da empresa, além do crescimento de membros e funcionários. 

A seguir separamos algumas dicas que serão valiosas para administrar sua empresa: 

1- Tenha sempre um planejamento 

Muitas dessas empresas, que iniciam de forma familiar, tendem a não pensar no planejamento por muito tempo. 

É comum, que sejam empresas que iniciam de forma rápida. Por isso, planejar é fundamental, então trace metas de curto, médio e longo prazo. Assim, será muito mais fácil alcançar objetivos e reduzir possíveis erros. 

2- Boa comunicação 

Como qualquer modelo de negócio, ter boa comunicação é fundamental, mas neste caso, é ainda mais importante. 

Por se tratar de uma empresa familiar, pode haver desentendimentos, desgastes e até mesmo ruídos na comunicação. Busque comunicar de forma clara e objetiva, para todos. 

3- Estabeleça regras 

Em uma empresa familiar pode ocorrer situações desagradáveis, assim como qualquer outra empresa, com sócios ou não, tendo em vista que cada pessoa possui suas vontades e isso pode prevalecer nos negócios.

Para evitar tal problema, deixe claro as regras. Com isso, as metas serão alcançadas de forma mais eficiente, também evitando possíveis desavenças entre os membros. 

4- Tenha ordem nas finanças

Quando se trata de dinheiro, entre familiares que trabalham juntos, é muito importante que haja transparência. 

Até porque o financeiro é parte fundamental e todos os envolvidos têm grande interesse a respeito deste assunto.

Então, trabalhe medidas de controle financeiro, com estratégias de investimentos, projeções de gastos, faturamento e planejamentos futuros.

5- Invista em seus funcionários 

Pensando no crescimento de sua empresa, também é importante analisar como está o crescimento profissional de seus funcionários. 

Investir em conhecimento para aperfeiçoar técnicas e procedimentos faz parte do investimento a longo prazo, projetando em resultados que trarão para o conjunto todo. 

Não somente isso, profissionais que são estimulados a crescer profissionalmente, trazem ótimos resultados, já que desenvolvem suas atividades muito mais motivados. 

6- Controle das emoções 

Trabalhar com membros da família, envolve também grandes emoções em alguns momentos. Por isso, ter controle emocional em tomadas de decisões é importante para todos. 

Problemas podem acontecer, mas manter o foco nos interesses coletivos para resolver depois outras questões é a postura a ser adotada.

Com ânimos alterados, as decisões tomadas, não são as melhores possíveis e com certeza, pode haver desgaste entre os membros. 

7- Evite privilégios 

O contato com familiares, seja filhos, pais, primos, tios ou sobrinhos pode ocorrer situações difíceis. Em momentos de privilégios ou tratamentos especiais, podem afetar a empresa, interferindo na produtividade e nos resultados alcançados. 

Garanta que atitudes inapropriadas sejam analisadas, tendo advertências e ações de acordo com as situações. Além disso, todos devem estar recebendo salários condizentes com os cargos e funções exercidas.   

8- Planeje a sucessão de cargos 

Em uma empresa familiar é realizada a sucessão de cargos, é preciso planejar a linha de sucessão para que ela não tenha sua operação prejudicada. É essencial que esta transição seja feita de forma natural.

Então, organize todos os documentos, com a ciência e aval de todos os membros, além de muito diálogo entre todos para que tudo seja esclarecido e resolvido da forma mais tranquila.  

Para melhor planejamento e organização, neste momento de transição responda algumas questões: 

  • Quem será o novo responsável pela empresa? 
  • Quando acontecerá a transição? 
  • Como ocorrerá a transição?
  • Quem pode fazer parte da empresa? 
  • Quem não pode fazer parte da empresa? 
  • Qual o limite de familiares na empresa? 
  • O que será feito, caso ocorra algum problema? 
  • Quem pode possuir cotas da empresa? 
  • De que forma serão avaliados e pagos os membros da família? 
  • Como será o processo em caso de falecimento ou divorcio? 
  • Que responsabilidades existem entre os funcionários mais antigos? 
  • Quais as responsabilidades dos demais membros da família? 
  • Qual a responsabilidade em relação à comunidade? 
  • Quais as preparações necessárias para para a transição? 

Agora que você já conhece um pouco a respeito deste modelo de empresa, está na hora de colocar em prática as dicas adquiridas com a gente, faça contato por nossos canais de comunicação, nós podemos te ajudar. 

Não esqueça de acompanhar aqui no blog da Exatus outros conteúdos a respeito de administração, contabilidade, empreendedorismo e muito mais. 

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