Você pode ter muitas ideias de negócios em mente, mas o verdadeiro desafio está na execução. Se não for planejada corretamente e não for realizada uma boa gestão financeira, os resultados estarão fadados ao fracasso, assim como o seu negócio.
Por isso, uma das primeiras coisas que você deve fazer é prestar atenção às finanças do seu negócio. Não é tão complexo quanto parece, mas é muito importante para o sua empresa ser saudável e bem sucedida.
Abaixo, vamos ver algumas dicas de gestão financeira para que você possa enfrentar essa parte fundamental do empreendedorismo de forma acessível e de fácil compreensão. Siga a leitura e tire suas dúvidas!
O que é gestão financeira?
Antes de tudo, vamos entender o que é gestão financeira. Ela consiste em um conjunto de processos e atividades que visam auxiliar na administração dos recursos do negócio. Para isso, envolvem ações de planejamento, análise e controle de capital.
O grande objetivo da gestão financeira é garantir a saúde da operação, mantendo os custos equilibrados com os ganhos e maximizando o lucro obtido pelo negócio.
A partir de uma boa gestão financeira, é possível que o empreendedor possa tomar decisões mais acertadas em relação aos investimentos e à captação de recursos do negócio, permitindo a sua expansão a longo prazo.
Leia também::: Como a contabilidade consultiva pode ajudar sua empresa crescer?
Como fazer a gestão financeira do meu negócio?
Manter a gestão financeira em ordem é um grande desafio para qualquer pequena empresa, aqui estão algumas dicas para alcançá-lo.
1. Faça um plano financeiro
Ele permitirá que você faça movimentos financeiros com base em suas necessidades. Controle suas receitas e despesas, as dívidas que você adquiriu para iniciar seu negócio e as mudanças nos indicadores financeiros.
2. Siga seu plano
Parece redundante, mas será inútil fazer um planejamento financeiro para o seu negócio se você não for cumpri-lo. Se o seu negócio começar a registrar mais receitas do que o seu plano havia estimado, você deve ter muito cuidado para não “gastar mal” esses recursos.
3. Analise seu território
Aprenda tudo o que puder sobre o setor ao qual seu negócio pertence: vendas, crise, meses de vendas baixas, concorrência, preços, entre outros.
4. Mantenha suas contas
A base para gerenciar as finanças é registrar cada uma das receitas e despesas que ocorrem em um negócio. Com esse registro, que deve ser diário, você pode planejar compras, pagamentos, dívidas.
5. Financiamento interno
Uma vez que você consegue iniciar seu negócio, uma das melhores maneiras de crescer é investir nele. É por isso que uma vez que os lucros necessários são gerados, eles podem ser reinvestidos no que sua empresa precisa melhorar.
6. Terceirize a gestão financeira
Nem sempre você terá tempo ou o conhecimento necessário para a gestão financeira de uma empresa. Por isso, optar pela terceirização da gestão financeira pode ser uma excelente alternativa para o seu negócio.
Assim contará com uma equipe especialista ao seu lado lhe ajudando na gestão da empresa, e permitindo que você tenha mais tempo para trabalhar no crescimento do seu empreendimento.
Leia também::: Você já pensou em terceirizar o financeiro da sua empresa? Saiba porque essa é uma excelente opção!
Conte com a Exatus Contabilidade
Lembre-se que criar sua própria empresa pode permitir que você entre no mercado de trabalho, mas para criar seu próprio negócio com sucesso, você terá que trabalhar duro e constantemente.
Além disso, a gestão financeira é uma etapa fundamental para o fortalecimento do seu negócio. Errar nesta parte pode comprometer toda sua empresa e inclusive levá-la à falência.
E como viu, a terceirização da gestão financeira pode ser uma excelente alternativa para evitar o pior no seu negócio. A boa notícia é que aqui na Exatus Contabilidade somos especialistas em terceirização financeira, com uma equipe altamente qualificada para lhe apoiar.
Aqui na Exatus contamos com o sistema de gestão online ContaAzul, que vai te ajudar a administrar todos os aspectos do seu negócio. Com essa plataforma de contabilidade digital, você controla o fluxo de caixa, o estoque, as vendas, emite nota fiscal eletrônica de forma fácil e descomplicada, faz conciliação bancária, além de estar sempre sintonizado com seu contador.
Por fim, esperamos que tenha compreendido como fazer a gestão financeira do seu negócio e, para conhecer a solução completa da Exatus, entre em contato e converse com nossos consultores!