Tomar a decisão de iniciar uma empresa digital não é uma tarefa fácil. Sem dúvida, é um trabalho de longo prazo que implica perseverança, dedicação e estratégia.
O ano de 2020 foi uma revolução digital, muitas empresas e pequenos negócios se viram na necessidade de se reinventar e de muitos outros empreendedores que surgiram ao descobrir o potencial do setor digital.
Se você é um dos corajosos que se lançou no empreendedorismo digital, com certeza mil perguntas surgiram. Por onde começo? Em que me especializo? O que posso fazer para que meu negócio funcione?
Não se preocupe, você não é o único que fez essas perguntas. Por isso, preparamos o artigo abaixo, com algumas dicas para ajudar sua empresa digital prosperar.
Conheça o público da sua empresa digital
Não é nada novo: você precisa conhecer seu público e, felizmente, agora é muito mais fácil fazê-lo.
Ferramentas de monitoramento gratuitas, como o Google Analytics, podem ajudar você a entender de onde vêm seus visitantes e como eles se comportam em seu site.
Você pode descobrir o desempenho de um site, quais páginas eles passam mais tempo navegando, quais páginas de seus produtos não são tão interessantes para eles e agir de acordo.
Além disso, ter um perfil nas redes sociais ajudará você a saber mais sobre seus clientes. Existem ferramentas para gerenciar diferentes perfis, que podem ajudá-lo a organizar suas postagens e rastreá-las nesses canais. Além disso, também existem ferramentas de monitoramento destinadas a redes.
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Crie conteúdo de qualidade e mantenha-o
Postagens em seu blog. Tweet. Atualizações no Instagram. É importante manter-se atualizado na Internet e utilizar conteúdos que possam ajudá-lo a melhorar a imagem da sua marca.
É muito mais difícil parecer confiável se você tiver um site ruim. Sua credibilidade online é essencial, por isso você precisa estar preparado para interagir com seu público e mantê-lo sempre atualizado com as últimas novidades ou mudanças.
Você é um especialista em seu campo, não é? Bem, as pessoas devem saber.
Publique postagens frequentes que possam ser relevantes e interessantes. Isso ajudará a melhorar sua reputação, principalmente se eles forem bons o suficiente para que seu público compartilhe em outros canais.
Certifique-se de que seu conteúdo tenha uma boa estratégia de SEO (Search Engine Optimization) por trás dele. Isso ajudará você a melhorar sua posição no ranking do Google, aumentando sua visibilidade e alcançando muito mais pessoas.
Experiência do usuário
A experiência do usuário é a forma como o visitante ou cliente se sente ao interagir com seu site e sua empresa digital. Portanto, quanto melhor a experiência do usuário que você oferecer, melhor os visitantes se sentirão em sua empresa e mais fácil será para você crescer e reter clientes.
Mas como melhorar a experiência do usuário? Trabalhe para aumentar a velocidade de carregamento da página, proporcionando um processo de pagamento mais simples, garantindo a navegabilidade em todos os dispositivos (design responsivo ou adaptável) e escrevendo descrições completas de produtos e chamadas para ação claras e persuasivas.
Estratégias de vendas
Além de tudo o que foi dito, se você deseja expandir seus negócios na rede, deve recorrer a estratégias de vendas eficazes, como cross-selling e vendas adicionais (up-selling). Isso ajudará você não apenas a gerar mais receita, mas também a fidelizar o cliente.
Seja criativo!
Por último, seja criativo! Embora existam muitas técnicas e estratégias de marketing para expandir seus negócios online, o e-commerce não possui um livro de receitas para guiá-lo.
Você deve aproveitar a engenhosidade e a criatividade dos principais profissionais de marketing (ou de você mesmo) e planejar à medida que avança com a mente aberta e a vontade de aproveitar as oportunidades que surgem em seu caminho.
Só assim é possível fazer crescer uma empresa na Internet sem medo de ficar estagnada.
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A contabilidade pode ser sua aliada
Como dica extra, saiba que a contabilidade pode ser uma aliada de toda empresa digital. Afinal, ela precisa lidar com questões financeiras, tributárias, trabalhistas, previdenciárias, e nem sempre o gestor tem tempo ou o conhecimento necessário para isso.
Nesse sentido, o contador pode ser um poderoso aliado para o gestor, cuidando de toda a questão contábil da empresa digital, enquanto o empreendedor foca no crescimento do seu negócio.
Por fim, esperamos que tenha gostado das dicas e saiba que aqui na Exatus Contabilidade somos especialistas em empresas digitais, oferecendo uma contabilidade inovadora e tecnológica, que torna os processos mais rápidos, práticos, transparentes e confiáveis.
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