Quando você constrói um negócio, há muitas coisas para ficar por dentro, desde o marketing e encontrar novos clientes até a construção de um site e o estabelecimento de sua presença digital.
Mas há um elemento que você deve conhecer desde o início — e esse é o orçamento empresarial.
Ter um orçamento detalhado é preciso é essencial se você deseja construir um negócio próspero e sustentável. Mas como, exatamente você cria um?
Para responder essa pergunta, preparamos o artigo abaixo com algumas etapas que você deve seguir para montar seu orçamento empresarial. Vamos lá!
O que é um orçamento empresarial?
Antes de entrarmos em como criar um, vamos cobrir rapidamente ver o que é orçamento empresarial, e porque ele é tão importante para sua pequena empresa.
Um orçamento de negócios é uma visão geral das finanças de sua empresa. Ele descreve as principais informações sobre o estado atual de suas finanças (incluindo receitas e despesas) e seus objetivos financeiros de longo prazo.
Como seu orçamento terá um papel fundamental na tomada de decisões financeiras sólidas para o seu negócio, deve ser uma das primeiras tarefas a serem executadas.
E, como proprietário de uma empresa, você também vai querer ter um orçamento para ajudá-lo:
Tome decisões financeiras sólidas
Em muitos aspectos, o orçamento de sua empresa é como um roteiro financeiro. Ele ajuda você a avaliar onde as finanças de sua empresa estão atualmente — e o que você precisa fazer para atingir seus objetivos financeiros no futuro.
Identifique onde cortar gastos ou aumentar a receita
Seu orçamento empresarial pode ajudá-lo a identificar áreas para diminuir seus gastos ou aumentar sua receita, o que aumentará sua lucratividade no processo.
Financiamento para expandir seus negócios
Se estiver planejando solicitar um empréstimo ou levantar fundos de investidores, você precisará fornecer um orçamento detalhado que descreva suas receitas e despesas.
Agora que você entende porque a criação do orçamento de negócios é tão importante, vamos ver como fazê-lo.
Calcule suas fontes de renda
Primeiras coisas primeiro. Ao elaborar um orçamento para uma pequena empresa, você precisa saber quanto dinheiro sua empresa está gerando a cada mês e de onde vem esse dinheiro.
Seus números de vendas , seja de produtos ou serviços são um ótimo lugar para começar. A partir daí, você pode adicionar outras fontes de receita para sua empresa ao longo do mês.
O número total de fontes de receita dependerá do seu modelo de negócios. Não importa quantas fontes de receita você tenha, certifique-se de levar em conta toda e qualquer receita que está fluindo para o seu negócio — depois, calcule todas essas fontes para obter uma imagem clara de sua receita mensal total.
Leia também::: 6 erros contábeis e como evitá-los, para seu negócio alavancar
Determine os custos fixos
Depois de controlar sua receita, é hora de controlar seus custos, começando com os custos fixos.
Seus custos fixos são quaisquer despesas que permanecem as mesmas mês a mês. Isso pode incluir despesas como aluguel, certos serviços (como planos de internet ou telefone), hospedagem de sites e custos de folha de pagamento.
Reveja suas despesas e veja quais custos permaneceram os mesmos mês a mês. Essas são as despesas que você categoriza como custos fixos.
Depois que esses custos forem determinados, some-os para obter o total das despesas de custo fixo do mês.
Inclua Despesas Variáveis
Os custos variáveis não têm um preço fixo, e variam a cada mês com base no desempenho e na atividade de seus negócios.
As despesas variáveis irão, por definição, mudar de mês para mês. Quando seus lucros são maiores do que o esperado, você pode gastar mais nas variáveis que ajudarão seu negócio a crescer mais rapidamente. Mas quando seus lucros forem menores do que o esperado, considere cortar esses custos variáveis até que você possa aumentá-los.
No final de cada mês, calcule suas despesas variáveis. Com o tempo, você terá uma noção de como essas despesas flutuam com o desempenho do seu negócio ou durante certos meses, o que pode ajudá-lo a fazer projeções financeiras e orçamentárias mais precisas.
Preveja gastos únicos
Muitas de suas despesas comerciais serão despesas regulares que você paga a cada mês, sejam eles custos fixos ou variáveis. Mas também existem custos que ocorrerão com muito menos frequência. Apenas não se esqueça de incluir essas despesas em seu orçamento também.
Se você sabe que tem gastos únicos no horizonte (por exemplo, um novo notebook), adicioná-los ao seu orçamento pode ajudá-lo a reservar os recursos financeiros necessários para cobrir essas despesas.
Além de adicionar gastos únicos planejados ao seu orçamento, você também deve adicionar uma reserva para cobrir quaisquer compras ou despesas não planejadas, como consertar um telefone celular danificado ou contratar um técnico de TI para lidar com uma violação de segurança. Dessa forma, quando uma despesa inesperada aparece (e sempre aparece), você está preparado!
Reúna tudo
Você reuniu todas as suas fontes de receita e todas as suas despesas. Qual é o próximo? Juntando tudo para ter uma visão abrangente de sua situação financeira para o mês.
No orçamento empresarial, você deseja calcular sua receita total e suas despesas totais (ou seja, somar seus custos fixos totais, despesas variáveis e gastos únicos). Em seguida, compare o fluxo de caixa de entrada (receita) com o fluxo de caixa de saída (despesas) para determinar sua lucratividade geral.
Leia também::: 4 dicas para obter êxito na gestão do seu negócio digital
Tome a melhor decisão
Acima de tudo, depois de ter uma noção clara de sua lucratividade no mês, você pode usá-la para tomar as decisões financeiras certas para o futuro de sua pequena empresa.
Por exemplo, se você perceber que está no vermelho e gastando mais do que ganha, pode cortar seus gastos e se concentrar em encontrar novos clientes. Alternativamente, se sua receita for significativamente maior do que suas despesas, você pode considerar investir seus lucros de volta em seu negócio.
Trabalhar para criar seu orçamento empresarial pode parecer um incômodo. Mas embora leve um pouco de tempo e energia, vale a pena o esforço extra. Um orçamento completo fornece os insights financeiros de que você precisa para tomar as decisões certas para que sua empresa cresça, cresça e prospere no futuro.
Mas caso precise de ajuda, aqui na Exatus Contabilidade contamos com uma equipe altamente qualificada que poderá lhe ajudar na elaboração do seu orçamento empresarial. Dessa forma, você pode dedicar seu tempo ao crescimento do seu negócio.
Espero que tenha compreendido o que é orçamento empresarial, e como ele é indispensável ao seu negócio. E para contar com a parceria da Exatus Contabilidade, entre em contato agora mesmo e veja como podemos fazer seu negócio se destacar!