Como fazer um planejamento estratégico para empresa?

Saber para onde está indo, e quais seus objetivos, permitem que você atinja o sucesso mais rapidamente. E nesse sentido, um planejamento estratégico para empresa é o mapa que o guiará nesse percurso.

Apesar dos benefícios de ter um planejamento estratégico, um número crescente de proprietários de empresas não está se concentrando nas estratégias de longo prazo de seus negócios. Em uma  pesquisa da Constant Contact com 1.005 proprietários de pequenas empresas, 63% disseram que planejam com apenas um ano (ou menos) de antecedência.

Ou seja, muitos estão trabalhando pensando apenas no amanhã e se esquecer de olhar para o futuro e o que desejam para seus negócios. E por isso, quando surge algum problema maior, acabam não estando preparados para a melhor solução.

Nesse artigo abordamos o que é o planejamento estratégico para empresa e como você pode aplicá-lo em seu negócio. Confira!

O que é um planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é o processo de documentar e estabelecer uma direção para sua empresa, seja ela pequena, média ou gigante — avaliando onde você está e para onde está indo. 

O plano estratégico oferece um local para registrar sua missão, visão e valores, bem como suas metas de médio e longo prazo e os planos de ação que você usará para alcançá-los.

Um planejamento estratégico bem escrito pode desempenhar um papel fundamental no crescimento e no sucesso de sua empresa, pois diz a você e a seus funcionários a melhor forma de responder às oportunidades e desafios.

Quais os benefícios do planejamento estratégico?

O processo de planejamento estratégico pode levar algum tempo, mas é benéfico para todos os envolvidos. Como proprietário de uma empresa, você terá uma ideia melhor das metas e objetivos que deseja alcançar e um caminho para fazer isso. 

Para seus funcionários, o processo pode promover um aumento na produtividade — contribuindo para o sucesso do negócio. Dessa forma, entre os benefícios do planejamento estratégico para empresa, podemos citar:

Comunica seu plano estratégico

O processo de planejamento estratégico deve envolver seus funcionários. Seus funcionários estão envolvidos nas operações do dia-a-dia e podem fornecer a você uma visão única da empresa. 

Os funcionários podem compartilhar com você o que acham que está ou não funcionando com a empresa hoje, o que pode informar seu planejamento para o futuro.

Além de seus funcionários, é benéfico entrar em contato com pessoas fora de sua empresa para obter suas opiniões. Assim como seus funcionários, os fornecedores têm uma perspectiva única em seu setor. Converse com eles sobre o negócio e veja como eles acham que o cenário de negócios pode mudar no futuro.

O processo de planejamento estratégico deve ser flexível. Quando você se reunir com seus funcionários e qualquer pessoa fora da empresa, lembre-se de que as discussões devem estimular novas ideias e pensamentos.

Aumenta a produtividade

Envolver seus funcionários no processo de planejamento estratégico também significa que eles recebem um senso de responsabilidade que pode aumentar a produtividade. Se eles contribuíram no processo ou foram informados das metas e objetivos do negócio após a criação do plano estratégico, é mais provável que queiram ajudá-lo a atingir essas metas.

Identifica pontos fortes e fracos

Como parte do processo de planejamento estratégico, você examinará e analisará todo o seu negócio. Você verá o que sua empresa faz bem e as áreas em que ainda precisa melhorar. 

Ao identificar os pontos fortes e fracos da sua empresa, o processo oferece a você e aos seus funcionários a oportunidade de melhorar no futuro e se tornar uma empresa durável, minimizando os riscos.

Embora você possa ter uma boa ideia sobre o que sua empresa se destaca e as áreas que precisam ser aprimoradas, não se esqueça de envolver seus funcionários. Eles podem lhe dizer algo em que você não pensou.

Direção a seguir

Ao final do processo de planejamento estratégico, você e seus funcionários devem ter uma direção clara de para onde querem que o negócio vá no futuro. Essas discussões e o próprio processo de planejamento ajudam a colocar a empresa na melhor posição para ter sucesso no futuro.

O planejamento estratégico dá a você e sua empresa tempo para descobrir como crescer nos próximos anos e como lidar com novas oportunidades e desafios. Pense sobre os desafios ou problemas que sua empresa pode enfrentar em quatro ou cinco anos e planeje de acordo, para que sua empresa não tropece no caminho.

Aplique hoje mesmo

Como você viu, um planejamento estratégico para empresa é essencial para o futuro do seu negócio. Sem um plano, você pode não saber exatamente por qual caminho seguir e ter dúvidas sobre oportunidades.

Infelizmente, existem muitos conceitos errados de planejamento estratégico. Desde não ter tempo suficiente ou pensar que isso só beneficia empresas maiores, até temer que você coloque sua empresa no caminho errado, há uma variedade de razões pelas quais os proprietários de empresas podem desconfiar do planejamento estratégico. 

Mas não se assuste: o planejamento estratégico pode ajudar sua empresa — grande ou pequena — e os benefícios superam em muito quaisquer aspectos negativos percebidos.

Por isso, não perca mais tempo e elabore o quanto antes o planejamento estratégico para sua empresa. E se gostou do artigo, leia também o material que preparamos sobre dicas para obter êxito na gestão do seu negócio digital. Temos certeza que vai ser muito útil para seu sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.