Como organizar a empresa para a cobrança recorrente

A parte mais difícil de lançar um negócio é criar um produto ou serviço que os clientes querem comprar repetidamente. Se você já descobriu isso, parabéns! Você está no caminho certo para desenvolver uma empresa de sucesso.

A próxima coisa que você vai querer fazer é determinar a forma mais eficiente de criar um sistema de cobrança recorrente. Vamos examinar mais de perto os pagamentos recorrentes: o que são, como funcionam e como organizar isso na sua empresa?

Então confira o artigo abaixo e tire suas dúvidas sobre pagamento ou cobrança recorrente agora mesmo!

O que são pagamentos recorrentes?

Cobranças recorrentes são pagamentos repetidos feitos à sua empresa com base em uma programação predeterminada. Esses pagamentos são únicos, pois o cliente não precisa estar física ou virtualmente presente para que o pagamento seja processado. 

Em vez disso, o cliente concorda em compartilhar suas informações de pagamento (normalmente um cartão de débito ou crédito) com o processador de pagamentos de uma empresa e que seu cartão seja cobrado com base em um cronograma de pagamento pré-estabelecido. 

O cronograma de pagamento pode ser anual, mensal, semanal ou mesmo diário. Você também pode definir uma data de expiração para pagamentos recorrentes ou permitir que eles continuem por um período ilimitado de tempo.

Existem dois tipos diferentes de pagamentos recorrentes: 

Pagamentos fixos 

Com um pagamento fixo recorrente, o cliente paga sempre o mesmo valor, como é o caso de uma assinatura de revista ou de uma academia. 

Pagamentos variáveis

Um pagamento recorrente variável significa que o valor devido está sujeito a alterações de pagamento. Exemplos de pagamentos recorrentes variáveis ​​incluem cobranças baseadas no uso, como serviços públicos ou contas de telefone.

Os benefícios dos pagamentos recorrentes são óbvios: economiza tempo do comerciante e do cliente e otimiza a experiência de finalização da compra. Além disso, a automação do pagamento melhora a retenção do cliente. Operar com pagamentos recorrentes também torna mais fácil prever o fluxo de caixa.

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Como funcionam as cobranças recorrentes?

Para processar pagamentos recorrentes, primeiro você precisa obter um sistema de cobrança. Ele permite que você aceite pagamentos eletronicamente, que é como os pagamentos recorrentes são processados.

Um provedor de serviços de pagamento lida com todos os aspectos dos pagamentos eletrônicos, incluindo processamento, segurança e depósito de fundos na conta bancária comercial do empreendedor. 

Independentemente de como você opta por aceitar pagamentos, como você configura os pagamentos recorrentes será diferente, dependendo se você aceita pagamentos online ou via boleto. 

Para empresas que usam boletos, os pagamentos recorrentes serão cobrados sempre que as faturas forem processadas. Quando a empresa processa suas faturas, ela gera o boleto e encaminha ao cliente, que fará o pagamento. 

Para compras online, os clientes geralmente optam por pagamentos recorrentes durante o processo inicial de checkout. Depois disso, os pagamentos subsequentes são processados ​​automaticamente, sem que o comerciante ou cliente tenha que realizar qualquer ação. 

Os clientes também receberão normalmente algum tipo de notificação digital quando o pagamento for processado.

Parcelamento

O que acontece quando um pagamento recorrente é processado é o mesmo que acontece quando qualquer pagamento com cartão de crédito é processado: o processador do pagamento entra em contato com o banco do comerciante (conhecido como banco adquirente) e a rede de cartão de crédito do cliente.

A rede de cartão de crédito entra em contato com o banco que emitiu o cartão de crédito do cliente (conhecido como banco emissor). O banco emissor verifica para garantir que a transação não é fraudulenta e há limite disponível no cartão do cliente. 

Se a transação for aprovada, a rede de cartão de crédito informará o processador de pagamento. Com a tecnologia atual, isso tudo ocorre de forma muito rápida.

Como organizar um processo de cobrança recorrente

Se você deseja implantar um sistema de cobrança recorrente no seu negócio, algumas etapas precisam ser seguidas. 

A primeira etapa é adaptar seu modelo de negócio para a recorrência. Por exemplo, transformar vendas pontuais em um modelo de vendas por assinatura.

Claro que alguns são mais fáceis, outros nem tanto. Por isso, use a criatividade para criar um modelo de venda recorrente aos clientes. 

Vemos diversos exemplos bem sucedidos, tais como pet shops com venda recorrente de ração, supermercados com planos de compras mentais, empresas de máquinas de café que vendem as cápsulas todos os meses, entre outros. 

Retenha os clientes

O próximo passo é reter o máximo de clientes para que façam compras recorrentes no seu negócio. Para isso, ofereça seus planos e mostre as vantagens de fazer a assinatura, por exemplo. 

Lembre-se ainda que todo consumidor vem dando cada vez mais valor à experiência. Dessa forma, mais que vender seu produto ou serviço, foque na praticidade que a assinatura ou venda recorrente poderá agregar à sua vida.

Voltando ao exemplo na ração mensal, inclua um item como bônus todo mês. Pode ser um xampu exclusivo para pets, um novo sachê de alimento, um brinquedo. Ou seja, todo mês o cliente receberá seu produto e mais um item surpresa.

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Implante um sistema gestão

O próximo passo é implantar um bom sistema de gestão. Ele ajudará a controlar as assinaturas, as entradas e controle de contas, e automatizar a cobrança recorrente. 

Como a ideia é que esse sistema de cobrança recorrente torna-se essencial ao seu negócio, é vital investir em um bom sistema, ou então na terceirização da gestão financeira com uma equipe especializada na área.

Isso permitirá também que você foque no lançamento de novos produtos ou serviços, na captação de novos clientes, enquanto toda a gestão financeira é tocada por uma equipe qualificada. 

Tenha na sua empresa

Como foi possível observar, um sistema de cobrança recorrente é uma ótima sacada para quem deseja ver seu faturamento aumentar, ao mesmo tempo que tem entrada frequente de recursos em caixa.

E para lhe ajudar com a gestão financeira, conte com a Exatus Contabilidade. Nosso time de contadores pode lhe dar todo o suporte necessário nesse processo, garantindo que a cobrança recorrente transcorra da melhor forma possível e você veja seu faturamento crescer.

Espero que tenha gostado do artigo sobre como organizar a empresa para a cobrança recorrente. E caso precise de ajuda na gestão financeira, conte com a Exatus Contabilidade. Para isso, entre em contato e conheça todas as vantagens!

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