Contabilidade consultiva: o que é, e vale a pena contratar?

Você já ouviu falar em contabilidade consultiva? Este modelo contábil vem ganhando cada vez mais espaço e permite que as empresas possam crescer mais rapidamente.

A contabilidade consultiva é uma evolução da contabilidade tradicional. Neste inovador, o profissional contábil deixa de ser um mero prestador de serviços e passa a atuar como um aliado, contribuindo na gestão da empresa e lhe fornecendo dados e informações em tempo real. Para isso, tem a tecnologia como aliada ao seu conhecimento do processo.

Mas para você entender realmente o que é a contabilidade consultiva, e se vale a pena contratar, confira o artigo que preparamos abaixo!

O que é contabilidade consultiva?

A contabilidade consultiva atua de forma estratégica, com o contador passando a atuar como um consultor junto à empresa. Dessa forma, passa a analisar dados e os fornece ao empreendedor, que poderá tomar decisões mais embasadas. 

Essa nova abordagem contábil ganha cada vez mais espaço dentro do contexto empresarial e seu modelo permite que empresas e negócios possam ser escalados com maior rapidez.

A contabilidade consultiva é ainda considerada uma evolução da contabilidade formal, afinal neste modelo inovador o profissional contábil tem como papel manter empreendedores e líderes informados sobre a gestão contábil e seus aspectos mais relevantes para o negócio. 

Com isso, é possível ter planos econômicos e financeiros mais assertivos, e que também servem de base para avaliações estratégicas e tomadas de decisão.

O contador também usa todo o seu conhecimento contábil adquirido ao longo dos anos, somado ao apoio tecnológico, para fornecer as informações ao empresário. 

Leia também::: 5 erros mais comuns do controle financeiro

Como a contabilidade consultiva funciona?

No dia a dia, o profissional responsável pela contabilidade consultiva usará informações de registros, demonstrações e das movimentações para elaborar interpretações e análises desses números. 

Isso permite gerar indicadores que farão uma análise completa da empresa e que garantirão seu melhor gerenciamento.

Mas é claro que não há uma regra de como cada contador analisa e entrega essas informações ao empresário. Afinal de contas, vários fatores estão envolvidos, como quais ferramentas ele possui, a quais dados ele tem acesso, e se ele já é adepto da contabilidade digital. 

Porém, é importante ressaltar que entre principais elementos de uma contabilidade consultiva está a relação de confiança e profissionalismo que deve existir entre contador e empreendedor. Isso garantirá maior qualidade nas informações analisadas.

Desta maneira e com mais informações disponíveis, o contador consultivo passa elaborar análises mais precisas e que estejam alinhadas à realidade e necessidade da empresa e do empresário. 

Ou seja, sem uma atuação conjunta, a contabilidade deixa de existir e o maior prejudicado acaba sendo o próprio empresário, que deixa de ter informações relevantes do seu negócio.

Vale a pena contratar?

A contabilidade consultiva traz uma série de benefícios aos negócios, com impactos positivos em diversas áreas. Isso ocorre principalmente por uma análise mais aprofundada da empresa, a mais rápida identificação dos problemas, e uma visão mais ampliada de oportunidades que o mercado oferece.

Além disso, o uso de dados, registros e informações aprofundadas permitem ainda que a empresa possa inovar. Ou seja, com informações mais precisas sobre seu negócio, os gestores passam a conhecer melhor suas empresas e podem elaborar estratégias inovadoras de atuação no mercado, se aproximando cada vez mais dos seus clientes.

Também vale lembrar que a contabilidade consultiva se vale muito da tecnologia para a leitura e análise dos dados. Isso garante maior agilidade ao processo, desburocratiza procedimentos e garante melhor embasamento ao empresário. 

O uso da contabilidade consultiva aliada à contabilidade digital garante ainda que processos burocráticos sejam agilizados com o fim das enormes pilhas de papéis. Afinal, eles serão substituídos pelo modelo tecnológico, o que garante que toda troca de informação entre empresa e escritório contábil seja por meio digital, em uma via de mão dupla.

E também como argumento, vale destacar que a contabilidade consultiva aprofunda alguns processos dos contadores que, ao invés de focar apenas no pagamento de tributos e cumprimento de normas contábeis, passam a realizar uma atuação mais ampla, baseada numa fiscalização mais ativa das movimentações da empresa. 

Isso permite a redução de falhas, e garante uma análise mais profunda da situação tributária da empresa. Com isso, gastos extras com impostos podem ser rapidamente detectados e deixados de serem pagos, evitando tais gastos extras e indevidos.

Leia também::: Contabilidade online x Contabilidade Digital: Entenda a diferença e como escolher

Conte com a Exatus Contabilidade

Como você viu, a contabilidade consultiva é uma evolução da contabilidade tradicional e que agrega mais agilidade, transparência e melhores informações ao negócio. Ou seja, ao invés de ter apenas um contador ao seu lado, passa a ter um consultor lhe auxiliando na análise dos dados e lhe orientando para a melhor tomada de decisão.

Aqui na Exatus Contabilidade contamos com essa inovadora solução, permitindo que as empresas possam crescer muito mais rapidamente. Nossos consultores podem lhe auxiliar na solução dos problemas internos financeiros e na criação de estratégias para crescimento.

Portanto, entre em contato agora mesmo com a Exatus Contabilidade! Estamos dispostos a dar todo o apoio necessário para o sucesso e melhor desempenho do seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.