Diferença entre cartão corporativo e empresarial

A diferença entre cartão corporativo e empresarial é uma pergunta muito frequente por parte dos empreendedores, que vêem nessas formas de pagamento um caminho para simplificar as rotinas da empresa. 

Isso porque o cartão beneficia a gestão do dia a dia, ajuda a manter as finanças em ordem e possibilita maior controle sobre as despesas, que é um dos grandes desafios. 

Atualmente, existem diferentes cartões e formas de utilizá-los, por isso, separamos algumas informações a respeito das diferenças entre a opção corporativa e empresarial, além das vantagens do cartão corporativo e boas práticas de uso. 

Preparado (a)? Acompanhe a leitura!

O que é cartão corporativo?

O cartão corporativo é um cartão que pode ser para débito e/ou crédito, mas que é destinado a ser utilizado por empresas. 

Assim como as opções de cartões para pessoas físicas, estes modelos empresariais possuem restrições, bem como limites de gastos e saques. Estas condições são estabelecidas por alguns fatores que são considerados como, por exemplo, o faturamento da empresa, que ajuda a definir o limite de crédito. 

O cartão corporativo pode ser utilizado da forma que a empresa definir, podendo ser utilizado por uma só pessoa, sendo um dos sócios, ou até mesmo por diversos funcionários, desde que esteja dentro das regras de utilização pré-estabelecidas pela administração. 

Ainda possibilita ter uma fatura geral, com todos os gastos e transações realizadas, ou uma fatura para cada funcionário. Desse modo, cada um que utilizar assumirá responsabilidade pelos gastos e pagamentos realizados. 

Lembrando que tudo dependerá da organização e do contrato feito com o banco que presta serviço para a empresa. 

Diferença entre cartão corporativo e empresarial

A diferença entre cartão corporativo e empresarial está no faturamento da empresa.

O cartão empresarial funciona da mesma forma que o cartão corporativo, mas o corporativo é destinado às organizações que possuem um faturamento mensal maior do que as empresas que utilizam o cartão empresarial. 

A este respeito, o cartão corporativo possui alguns benefícios como: 

  • Redução ou, em alguns casos, isenção de algumas taxas; 
  • Planos com benefícios como programa de milhas, descontos em restaurantes, cinema, entre outros; 
  • Prazos estendidos para o pagamentos de faturas; 

Vantagens de usar um cartão corporativo

São inúmeras as vantagens que sua empresa pode ter ao adquirir um cartão corporativo. Para conhecer algumas, veja abaixo: 

Separação das contas pessoais das corporativas 

Em empresas de pequeno porte, um erro bastante comum é misturar contas pessoais com as contas da empresa, utilizando o mesmo cartão para realizar compras e pagamentos para interesses pessoais. 

Esta prática pode levar a diversos problemas financeiros para a sua empresa, já que o controle do fluxo de caixa não será o mais correto possível, com contas que não são de responsabilidade da empresa resolver. 

Utilizando o cartão corporativo, as contas podem ser separadas e, assim, o controle se torna muito maior. Além disso, ele evita que seja necessário retirar dinheiro do próprio bolso para arcar com as despesas da organização. 

Centralização da contas

Realizar a gestão financeira não é uma tarefa tão fácil assim, ainda mais se você precisa administrar diversas contas para serem pagas. Por isso, ter vários cartões não é vantajoso na hora de realizar esta tarefa. 

Mas ao adotar um cartão corporativo, este problema está resolvido, pois todos os pagamentos e compras realizadas serão centralizadas em uma só conta.  E, assim como os cartões de uso pessoal, é possível acompanhar as movimentações pela internet ou por aplicativos. 

Além disso, o setor financeiro evita enganos, tendo pleno conhecimento sobre as contas corporativas. 

Facilidade com os gastos em viagens a trabalho 

Quando é necessário realizar uma viagem a trabalho, a facilidade que o cartão pode dar é sem dúvidas muito grande, seja na hora do pagamento de transporte, alimentação e hospedagem ou demais gastos que sejam feitos durante a estadia. 

Esta opção é muito mais vantajosa que realizar o  reembolso ao retornar da viagem, até mesmo pelo transtorno. Isso porque, quando é realizado dessa forma (reembolso), é necessário notas fiscais de todos os gastos, comprovando a compra por conta própria, para então ter o retorno do valor investido.

Já com o cartão corporativo, as compras já são realizadas pela empresa, precisando apenas justificar os gastos realizados em viagens corporativas. 

Melhor planejamento financeiro 

Um dos grandes benefícios do cartão corporativo é que ele possibilita obter melhorias no planejamento financeiro. 

Isso acontece porque o cartão corporativo permite gerenciar de uma forma muito mais precisa para onde estão indo os investimentos, e se estão dentro do orçamento que foi planejado para cada setor da empresa. 

Com aplicativos e acessos na internet, ainda existe a possibilidade de ter acesso ao histórico de gastos e pensar em otimizações/cortes de gastos, baseando-se no que tem sido investido e nas despesas que foram realizadas durante o período de análise. 

3 dicas para utilizar o cartão corporativo sem problemas

Já vimos que os benefícios e as praticidades são inúmeras, mas para ter um cartão corporativo algumas medidas de segurança precisam ser adotadas. Com elas, sua empresa estará mais segura contra problemas com o financeiro e poderá evitar prejuízos com o mal uso do cartão. 

Por isso, adote boas práticas de uso do cartão de sua empresa e repasse a todos que utilizarão. 

Veja algumas dicas básicas: 

Adequação do limite de crédito 

Esteja sempre de olho no limite de crédito disponível e, se preciso, faça um reajuste. Isso pode ser realizado ao entrar em contato com o banco que fornece o cartão ou, em alguns casos, até por um site ou aplicativo. 

Além disso, é possível ajustar o valor aumentando e reduzindo de acordo com seu orçamento como está no planejamento, assim, se torna mais fácil realizar o controle dos gastos e ainda não sair do orçamento desejado. 

Pontualidade nos pagamentos 

É importante que o pagamento seja realizado de forma integral e sempre de acordo com a data de pagamento. Sem o atraso, o pagamento será realizado sem juros ou encargos que podem ser cobrados caso tenha algum saldo ainda não quitado. 

Planejamento financeiro 

Alie as funções de controle existentes no cartão com o planejamento financeiro de sua empresa. Com as funções de faturas e controle de gastos, você pode analisar os tipos de gastos e investimentos.

Com isso, pode planejar a longo prazo, organizando as quitações de dívidas e os investimentos de forma muito mais clara, trabalhando o controle financeiro.

Independente se você utiliza cartão corporativo ou cartão empresarial, os cartões são ferramentas que podem auxiliar muito nas atividades diárias.

Gostou do artigo? Então confira também nosso post Quanto de lucro deve ser investido na empresa

E se quiser acompanhar conteúdos atualizados sobre empreendedorismo e gestão, nos siga no Facebook e no Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.