Por que a distribuição de lucros é a melhor saída para o empresário?!
Nos últimos anos, muito tem se falado sobre este assunto, e cada vez mais empresários tem procurado saber um pouco mais sobre como realizar a distribuição de lucros de suas empresas de forma legal e contabilmente regular.
Aquele cenário antigo em que os empresários preferiam esconder suas contas do Governo está se transformando completamente e o que está acontecendo é justamente o inverso disso, pois para que haja uma distribuição dos lucros de maneira correta, seguindo a legislação vigente, é preciso que se tenha uma contabilidade em dia, e que suas declarações e demonstrativos estejam completas.
Mas qual é a grande vantagem de se fazer a distribuição de lucros pela empresa? Antes de responder essa pergunta é interessante analisar também outras coisas em nosso cenário atual que vem interferindo nisso. Um exemplo disso é o aumento considerável da fiscalização por parte dos órgãos públicos, e principalmente da Receita Federal, que deixado as pessoas mais preocupadas com informações particulares.
O ocorre na verdade é que hoje, diversos tipos de informações da vida pessoal de qualquer contribuinte chega para a Receita Federal, como por exemplo, a sua movimentação financeira é informada pelo banco, ou os valores que você gastou no seu cartão de crédito, ou até mesmo as consultas e procedimentos que você realizou em estabelecimentos de saúde, enfim, são diversas essas informações. Com os supercomputadores que o Governo tem para monitorar isso, facilmente é possível descobrir se você está vivendo uma vida compatível com aquilo que você tem declarado.
Somados a isso, nosso país vive um momento histórico de revelação da corrupção, o que naturalmente faz com que as pessoas de bem se inclinem cada vez mais a fazer as coisas da maneira correta, e isso inclui recolher os seus tributos. Já que estar quite com suas obrigações passou a ser algo bem mais importante o empresário moderno tem apenas uma coisa em mente, e isso é o que vai responder a pergunta do início: Se tem que recolher, o ideal é fazer isso da maneira menos onerosa!
A grande vantagem está justamente nesse ponto, recolher tributos pela empresa pode ser muitas das vezes mais vantajoso do que fazer pela declaração de imposto de renda de pessoa física. As empresas, naturalmente já recolhem seus tributos de acordo com seu faturamento, e em grande parte das situações de forma mensal, portanto já é algo que está na rotina financeira do empresário, e certamente no custo de seu produto ou serviço (ao menos deveria estar).
A grande sacada desse assunto é que a legislação permite que os sócios de empresas façam a retirada de lucros de forma isenta, isso mesmo que você leu, ISENTA! Mas não fique admirado, isso é nada mais que justo, afinal, o tributo já foi recolhido na operação da empresa, então o lucro apurado pode, e deve, ser retirado sem sofrer nova tributação.
Agora algo que deve ser observado é a legislação pertinente sobre o assunto, pois existem regras específicas de como fazer isso, que exigem desde a previsão expressa da distribuição dos lucros no contrato social da empresa até a correta escrituração contábil. E é por isso que é importante ter uma empresa organizada, e principalmente uma comunicação muito próxima com a contabilidade, pois é justamente o contador que vai fazer com que todas essas informações sejam apresentadas como se deve.
Para que o empresário tenha sucesso nesse assunto ele deve tentar fazer que sua realidade financeira fique muito próxima da realidade contábil da empresa. Talvez isso possa parecer meio confuso para você, mas pode ter certeza, em vários casos a contabilidade não condiz com a realidade do negócio, mas principalmente pela falta de interesse do empresário. Então para que ocorra sucesso nessa parceria, a empresa deve faturar notas fiscais para todas suas operações, deve registrar todas as compras e vendas, deve enviar sempre os extratos bancários para a contabilidade e deve fazer um controle de compras e clientes que nem sempre operam a vista, mas sim de forma parcelada, e por fim enviar isso tudo muito rápido para o contator. Com um controle como esse certamente sua contabilidade deve estar em dia.
Além disso tem outras regrinhas que não foram citadas aqui, mas que pela obviedade dispensam o comentário, como por exemplo, para realizar a distribuição de lucros, o empresário deve estar quite com suas obrigações tributarias, ou seja, não pode deixar de pagar seus impostos.
Enfim, essa é uma alternativa muito boa, e que está na moda no momento, que está finalmente fazendo com que os empresários tenham tranquilidade para viver sua vida, adquirir bens, e fazer investimentos, sem a preocupação de estarem sendo vigiado, ou principalmente, sem ter que gastar tanto para comprovar uma renda ou para regularizar sua situação perante o fisco.