Uma sociedade é como um casamento, e como tal, pode ocorrer de algum momento ela chegar ao fim. Dessa forma, saber como fazer o encerramento da sociedade da melhor forma pode ser um diferencial para não existir qualquer conflito.
Quando se inicia um negócio, a busca por um sócio pode ser uma excelente ideia. Esse sócio pode contribuir com capital, ideias, mão-de-obra, entre tantos outros motivos que justificam a parceria. E há inúmeros casos de sociedades que existem harmonicamente há vários anos.
Porém, às vezes pode ser necessário o encerramento da sociedade. Seja pelo fim da empresa, seja por questão de relacionamento. E saber como fazer isso da forma mais tranquila pode tornar todo o processo menos traumático.
E é sobre como fazer esse encerramento da sociedade de forma amigável que abordamos no artigo a seguir. Leia agora mesmo!
O encerramento da sociedade
Quando algum dos sócios demonstra o desejo de fazer o encerramento da sociedade, é necessário tomar algumas providências legais o mais rápido possível. Entre elas estão avisar os demais sócios com um prazo mínimo de 60 dias, para permitir a alteração do contrato social da empresa.
Quando isso acontece, o sócio que está deixando o negócio recebe os valores correspondentes a sua parte do capital, e deixa de fazer parte da empresa.
Nos casos em que a sociedade é de prazo determinado, o sócio só pode deixar a sociedade se houver a chamada justa causa. Ou então, caso haja o consentimento dos demais membros da sociedade. Na hipótese de nenhuma das duas alternativas serem possíveis, o sócio deverá permanecer no negócio até que o prazo seja cumprido.
Como encerrar da melhor forma
E como mencionamos acima, às vezes o fim da sociedade é como o fim de um casamento. Pode ter existido alguma divergência, algum sentimento traído, entre outros motivos. E apesar de tudo, procurar fazer o encerramento da sociedade da melhor forma é sempre uma boa opção.
Por isso, quando a dissolução ocorre por vontade de um dos sócios, é possível proceder o encerramento e encerrar as atividades da empresa, ou então apenas tirar um dos sócios do contrato social.
Por exemplo, se a sociedade for de prazo determinado, e os demais sócios consentirem com o encerramento, é feita a dissolução da sociedade empresarial. Nos casos de sociedade por tempo indeterminado — que é o modelo mais comum — é a vontade da maioria que detém o capital social que prevalecerá. Nesse sentido, será exigido mais de 50% do capital social para que ocorra a liquidação.
Quando ocorre a liquidação da empresa, é feita a partilha de acordo com a participação de cada parte envolvida.
Não encerre a amizade
O fim de uma sociedade não precisa ser o fim de uma amizade. Afinal de contas, certamente em vários momentos vocês sonharam juntos, planejaram juntos e fizeram o negócio surgir e prosperar.
E não importa o motivo, o encerramento da sociedade não precisa ser traumática. Manter uma conversa franca, apontar os motivos e tentar fazer tudo da melhor forma é o caminho ideal. Isso evita traumas e problemas de relacionamento futuros.
Se gostou do artigo sobre o encerramento da sociedade, nos siga também em nossas redes sociais. Temos canais no Facebook, Instagram e Youtube compartilhando informações valiosas para que seu negócio prospere!