Uma das principais formas de garantir o sucesso de uma empresa é com uma boa gestão, somada a indicadores que auxiliem na tomada de decisão. Entre eles, os relatórios gerenciais são vitais para garantir que tudo aconteça dentro do previsto.
E quando falamos em relatórios gerenciais, você não só precisa saber o que fazer, mas também precisa saber o que não fazer.
Aliás, este é um conselho simples, mas às vezes essas palavras não são seguidas como deveriam.
Portanto, se você deseja ter relatórios gerenciais úteis e bem-sucedidos em sua empresa, precisa ser capaz de identificar também aquilo que jamais pode acontecer. Entre eles, listamos:
1. Furos no Relatório de Fluxo de Caixa
Controlar o Fluxo de Caixa é premissa básica em toda empresa que quer seguir no mercado. E por isso, o relatório deve ser perfeito e sem furos. Ele permite identificar os lançamentos financeiros da empresa e saber como o dinheiro também está saindo. Errar aqui é algo impensável!
2. Não saber o que vendeu
O Relatório de Vendas é outro importante indicador quando falamos em relatórios gerenciais. Ele permite controlar o estoque, saber qual item tem maior procura e antecipar novos pedidos. Por isso, ele merece atenção redobrada e controle rígido, para que nenhum erro de lançamento ocorra.
3. Relatório de Contas a Pagar
Não controlar quais contas foram pagas é o primeiro passo para o fim de uma empresa. Além de poder ocorrer pagamentos em duplicidade, pode acontecer também de alguma das contas não serem pagas. E o resultado pode ser juros, multas e custos extras para o negócio. Por isso, cada conta paga deve ser baixada no mesmo instante, para evitar erros nesse importante relatório.
4. Relatório de Contas a Receber
Assim como saber o que foi pago, é importante também saber o que tem a receber. Por isso, o controle do relatório de Contas a Receber também é outro indicador que não pode ter furos. Em caso de erros, o empresário pode achar que ainda tem determinado valor para entrar no caixa, quando na verdade ele já entrou e foi gasto.
5. Demonstração do Resultado do Exercício
O relatório de Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) contempla valores analíticos contábeis e tem como objetivo detalhar resultados líquidos do exercício em determinado período. Ou seja, é responsável em apontar os lucros da empresa.
Quando algum lançamento deixa de existir, há erros neste relatório gerencial que pode inclusive comprometer o futuro da empresa. Por isso, cada dado lançado precisa ser conferido, para evitar erros.
E na sua empresa, você tem ficado atento à esses indicadores gerenciais? Mais que fazê-los, é importante não errar!
Como forma de garantir que os erros sejam reduzidos próximos à zero, o melhor caminho é contar com a ajuda de uma contabilidade experiente ao seu lado. E a melhor parceria você encontra aqui na Exatus Contabilidade.
Diga não aos erros nos relatórios gerenciais hoje mesmo! Entre em contato com nosso time de consultores e garanta que sua empresa estará sempre no caminho certo!