Estratégia de satisfação de clientes: foque nos 20%!

Em sua estratégia de satisfação de clientes, você está focando no que exatamente? 

Por exemplo, você sabia que:

80% do faturamento é resultante de 20% dos clientes

80% das vendas são provenientes de 20% dos produtos

80% das reclamações são feitas por 20% dos clientes

80% das vendas se devem a 20% do time de vendas

80% dos resultados se devem a 20% dos investimentos

Essa proporção 80/20 é o Princípio de Pareto, que deve o seu nome ao economista italiano Vilfredo Pareto, que em 1906 observou que 80% das terras na Itália pertenciam a 20% da população. 

Ele expressou essa observação surpreendente em uma fórmula matemática que agora é comumente conhecida como regra 80/20 . A regra 80/20 estabelece que, em qualquer situação, 80% do resultado é produzido por 20% da entrada. 

O Princípio de Pareto é extremamente útil para determinar em quais áreas concentrar seus esforços e recursos a fim de alcançar a eficiência máxima.

Ao utilizar a regra 80/20, os funcionários podem priorizar suas tarefas para que possam se concentrar nos 20% críticos que produzirão 80% dos resultados. Claro, esta não é uma figura indiscutível, mas o Princípio de Pareto ensina os funcionários a não perder tempo com os “muitos triviais” que não contribuirão para o objetivo de longo prazo e a concentrar seus recursos nos “poucos vitais” que produzirão o maioria dos resultados.

E quando falamos em satisfação de cliente, temos que entender que 20% dos clientes são responsáveis por 80% de nossas vendas. Não que os demais não mereçam atenção, mas se focarmos nesses 20% teremos a certeza do sucesso.

Aliás, o suporte ao cliente é um aspecto crucial de qualquer negócio. Por isso é prudente garantir que seus clientes fiquem satisfeitos com o atendimento que recebem. 

O Princípio de Pareto indica que 80% das reclamações dos clientes estão relacionadas a 20% dos seus produtos/serviços. Portanto, uma análise adequada de quais produtos/serviços estão causando problemas para o seu negócio pode ajudá-lo a resolver permanentemente os problemas de atendimento ao cliente. 

Além disso, ao utilizar a regra 80/20, você pode identificar qual equipe de atendimento ao cliente em particular está associada à maioria das reclamações de clientes, para que possa se concentrar na alteração da maneira como a equipe associada interage com os clientes.

Ao aplicar essa regra no seu negócio, você sentirá toda a diferença e verá seus resultados melhorarem satisfatoriamente.

E quer ajuda nesse processo? Entre em contato com a gente!

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