O que fazer para a empresa não quebrar?

Um dos maiores desafios que empreendedores enfrentam é evitar que sua empresa vá à falência. Dia a dia, empresas e negócios lutam constantemente para se destacar no mercado, oferecendo produtos e serviços projetados para atender às necessidades e exigências dos consumidores.

Porém, a pandemia fez um grande número de empresas fecharem. A maioria são pequenas e médias empresas que não conseguiram lidar com a situação que lhes ocorreu quase sem aviso prévio e tiveram que decretar falência. 

Em muitos casos, o fechamento se deu ao fato de não terem conseguido honrar as suas dívidas e, por vezes, foi a falta de um planejamento financeiro, fluxo de caixa consistente, entre outros fatores. 

No artigo abaixo, explicamos mais sobre como manter sua empresa segura e evitar que tenha que decretar falência. Siga a leitura e confira!

Avaliar a rentabilidade e liquidez do negócio

Nosso negócio deve ser rentável no momento da obtenção dos lucros. Devem também gerar liquidez suficiente para atingir o desenvolvimento comercial da empresa e pagar as despesas de produção, manutenção, impostos, fornecedores, pessoal e outras.

É importante destacar que deve ser mantido um equilíbrio entre as condições em que os insumos para os produtos são adquiridos e o que é vendido. Devemos também lembrar que um bom equilíbrio entre receitas e despesas proporcionará eficiência ao nosso negócio. 

Se o lucro gerado por nosso desenho de negócios não atender às necessidades de desenvolvimento de negócios, nossa empresa irá rapidamente falir.

Acompanhe as contas

Uma das razões pelas quais uma empresa vai à falência é a falta de controle e monitoramento do fluxo de ativos que ela administra e utiliza para cobrir seu desenvolvimento comercial.

Isso leva a um descompasso entre receitas e despesas, levando a empresa diretamente para o limite o abismo

Manter o controle das contas é uma das atividades mais importantes, não só devemos cumprir pontualmente o pagamento dos impostos, mas também há outros aspectos contábeis que temos que cuidar. 

É aconselhável fazer um balanço mensal para ver como estão as contas, solvência, receitas, despesas e fluxo de caixa. Também permite que você tenha em mente as dívidas a serem pagas ou cobradas.

Leia também::: Vale a pena ter BPO Financeiro na minha empresa?

Identifique despesas e imóveis desnecessários

Em toda empresa há sempre material que não contribui para o seu crescimento, é importante avaliar aqueles bens, móveis e imóveis, que produzem gastos e não ajudam a construir nosso negócio.

As despesas da empresa devem ser avaliadas continuamente e verificar a sua importância e se é realmente necessário fazê-lo. 

As despesas são como formigas que fazem a saída de dinheiro. Depois de localizá-las, devemos nos livrar delas para economizar dinheiro que nos ajudará a manter a empresa estável.

Se já não precisamos de uma máquina ou equipamento, o melhor é vendê-lo, para podermos usufruir de algo que não contribui em nada para o nosso negócio.

Avalie a situação e aja

Devemos estar atentos a tudo o que acontece em nossa empresa, desde as contas, a atitude dos funcionários, o fluxo de clientes, até a qualidade do produto que oferecemos. 

Além disso, devemos agir diante de quaisquer altos e baixos ou contratempos que possam ocorrer.

É preciso conhecer o número de clientes e sua regularidade, atender suas demandas e saber quando inovar no produto oferecido a eles. 

Caso ocorram prejuízos em nossa empresa, é importante analisar e determinar os motivos e tomar medidas para solucionar o problema, pois não prestar a devida atenção levaria gradativamente à falência.

Fazer um planejamento tributário

Por fim, uma empresa que não deseja quebrar deve estar atenta ao seu planejamento tributário. Afinal, os impostos podem representar uma grande fatia do lucro e, pagar além do necessário, pode ser um grande erro.

Por meio de um planejamento tributário, é possível verificar quais impostos são legalmente necessários, e qual o percentual que precisa ser pago. Desta forma, é possível economizar um valor considerável, e melhorar a situação financeira do negócio evitando sua falência.

Leia também::: O que é melhor: contratar como PJ ou CLT?

Tenha especialistas ao seu lado

Como se viu, para evitar a falência o segredo é acompanhar de perto as questões fiscais, financeiras e tributárias do negócio. E como nem sempre o empreendedor tem o tempo ou o conhecimento necessário para isso, a solução é ter um especialista ao seu lado.

Ao contar com uma contabilidade especializada e de referência, vários dos itens listados acima passarão a ser acompanhados por profissionais especializados, que saberão identificar previamente qualquer problema que possa surgir.

Assim, o empreendedor terá mais tempo para corrigir a rota, e ainda contará com uma assessoria ao seu lado para tomar a melhor decisão, evitando assim a falência.

Aqui na Exatus Contabilidade contamos com uma equipe altamente qualificada e pronta para ajudar os empreendedores a tornar suas empresas mais fortes, sólidas e rentáveis.

Esperamos que tenham gostado do artigo com algumas dicas para sua empresa não quebrar e decretar falência. E para contar com a Exatus ao seu lado, clique aqui e converse com nossos consultores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.