Ao longo dos anos, os negócios digitais assumiram um grande protagonismo em relação ao mercado tradicional. Antes tratados como simples ferramenta de suporte, um plus para as operações offline, hoje dominam boa parte dos investimentos feitos pelas empresas e também pela publicidade.
Para se ter uma noção concreta do que isso significa, só no primeiro semestre de 2017, mais de R$ 21 bilhões foram movimentados pelo comércio digital no Brasil, um crescimento 7,5% maior do que o mesmo período do ano anterior. Já 2018, surgiu com perspectivas ainda mais animadoras, por isso estar preparado criativa e tecnicamente é fundamental para quem deseja ter êxito na gestão de negócios digitais.
Liderança digital
Esta é a primeira dica para quem trabalha com digital business. Para conseguir se destacar em um mercado tão competitivo, o gestor de negócios não pode se dar ao luxo de pensar sobre tecnologia da mesma forma que se pensava no passado. O comércio digital necessita de profissionais capazes de planejar estratégias que atendam às necessidades do consumidor não só do ponto de vista do marketing, mas principalmente do ponto de vista do atendimento.
Modelo de negócio
Planejamento é um ponto fundamental para que qualquer empreendimento se torne um sucesso, e no mercado digital essa máxima não é diferente. O bom gestor deve ser capaz de criar um modelo de negócios que contemple todos os aspectos de seu e-commerce (logística, finanças, atendimento ao cliente, qualidade dos produtos ofertados, prazos etc.).
Elaborar novos modelos de negócio que contemplem o aspecto dinâmico que o trabalho na online é um dos principais papéis da gestão digital.
Gestão de pessoas
Muita gente ainda tem a visão equivocada de que o digital business é um trabalho solitário que alguém sozinho, trancado no quarto com apenas uma conexão de internet, pode fazer. Porém há muito isso não condiz com os fatos.
A realidade é que, cada dia mais, trabalhar online exige a montagem de equipes muito bem treinadas para executar tarefas de extrema importância para o sucesso da empresa; por isso, mais do que nunca, um bom gestor precisa ter a capacidade técnica para saber colocar as pessoas certas nos lugares certos, especialmente no front-office e no head-office, setores que lidam com a experiência do consumidor e com a estratégia do negócio.
Estude sempre
Essa é a principal dica para obter êxito na gestão do seu negócio digital. A internet é um mundo que está sempre se reconstruindo e se atualizando; quem trabalha na rede não pode se acomodar, mesmo que hoje o seu empreendimento caminhe muito bem. Mais do que obter o conhecimento tecnológico, o gestor precisa ter uma mentalidade organizacional.
Líder digital, necessariamente precisa ter um olhar voltado para o futuro, deve ser capaz de identificar novos talentos e também novas tendências. Ele precisa conhecer profundamente o seu nicho de mercado e o seu público-alvo e, acima de tudo, deve ter consciência de que há sempre algo novo para se aprender e que a busca pelo aprimoramento deve ser constante.