Importância da contabilidade para microempreendedor

Quando pensamos em contabilidade para microempreendedor, muitos acreditam que se trata apenas de cumprir as obrigações fiscais para evitar multas. No entanto, a importância da contabilidade vai muito além.

É fato que parte da relevância que a contabilidade tem em qualquer empresa está no papel que ela desempenha no cumprimento do pagamento de impostos, algo que nenhuma empresa pode se dar ao luxo de negligenciar. Mas há muito mais coisas que a gestão contábil do seu negócio pode precisar.

Para saber mais sobre a importância da contabilidade para microempreendedor, preparamos o artigo abaixo com os principais pontos. Confira!

Como a contabilidade para microempreendedor pode ajudar

A contabilidade para microempreendedores é uma peça-chave para a saúde de qualquer negócio. E os principais motivos são:

1. Organiza seus registros

Independentemente do que está acontecendo em seu negócio, organizar seus registros financeiros é fundamental. Quando se trata de fazer orçamentos, solicitar empréstimos ou verificar se você está obtendo lucro, a contabilidade permite que você encontre as informações de que precisa rapidamente. 

A contabilidade para microempresas permite organizar as informações em um só lugar. Sem contabilidade, os dados financeiros ficam dispersos e não podem formar uma imagem clara das finanças da sua empresa. 

Além disso, informações financeiras organizadas podem ajudá-lo a planejar pagamentos de contas. Ao saber com antecedência quando as faturas vencem, você pode organizar as despesas no calendário de obrigações. 

2. Tome decisões

Há muitas decisões que os empresários devem tomar. E a contabilidade para microempreendedor facilita as decisões. 

Algumas decisões que as empresas podem precisar tomar incluem se devem ou não:

  • Solicitar empréstimos.
  • Enviar solicitações de financiamento.
  • Contratar funcionários.

A lista continua. Por meio do uso da contabilidade, os empreendedores e seus contadores podem avaliar os dados para tomar decisões mais precisas. 

Por exemplo, novos funcionários podem ser contratados? Analise informações concretas para determinar se sua empresa pode adicionar talentos à folha de pagamento. 

Leia também::: 10 coisas que você deve fazer antes de abrir sua empresa

3. Crie registros financeiros precisos

Ao ter as informações organizadas, você pode criar registros financeiros precisos. Esses logs permitem que você execute uma variedade de tarefas. 

Por exemplo, você precisa saber quanto gastou no ano passado em material de escritório. Você pode reunir todos os seus recibos, contas e passar horas somando até o último centavo. 

Ou você pode registrar cada transação em seus livros contábeis ou software de contabilidade digital e extrair facilmente os dados quando precisar. 

4. Declaração de imposto

Os impostos podem ser assustadores, demorados e estressantes. Mas, você tem que declarar impostos quando você possui um negócio. Se você tiver um contador, tudo fica mais fácil, rápido, claro e livre de erros.

Com uma contabilidade para microempreendedor, você também evita pagar impostos indevidos, que podem afetar o fluxo de caixa do seu negócio. Para isso, ele fará um planejamento tributário visando o melhor para sua empresa, sempre dentro da legalidade.

5. Planejamento financeiro

A contabilidade ajuda no planejamento financeiro e no orçamento. Com registros claros, organizados e precisos, você pode revisar as informações para fazer um plano de como proceder. 

Você teve um bom ano em vendas? Seus fornecedores aumentaram os custos e impactaram no valor das mercadorias vendidas durante o ano? Todas essas coisas influenciam como você planeja para o próximo ano. 

Quando chega a hora do orçamento, você precisa ter uma visão precisa do desempenho de sua empresa no passado. Os gastos excessivos durante o ano aparecem nos registros contábeis, assim como as medidas de poupança. 

Se você está acima do orçamento, sua contabilidade lhe diz isso. E se estiver abaixo do orçamento, você também será informado. 

Leia também::: 7 dicas de como fidelizar o cliente

Tenha uma contabilidade para microempreendedor

Como foi possível acompanhar, a contabilidade para microempreendedor é mais que uma necessidade: é um apoio estratégico para o crescimento e fortalecimento de qualquer negócio.

Aqui na Exatus Contabilidade somos especialistas no atendimento a micro e pequenas empresas, auxiliando na gestão e permitindo que possam visualizar todas as oportunidades de mercado.

Por fim, esperamos que tenham compreendido qual a importância da contabilidade para microempreendedor e, para contar com os serviços da Exatus, clique aqui e converse com nossa equipe de consultores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.