Indicadores jurídicos: Entenda a importância de mensurar

Como advogado, você é um especialista na prática da lei, mas dedica algum tempo para acompanhar o que é importante quando se trata de orientar o sucesso da sua empresa? Os indicadores jurídicos de desempenho são de fundamental importância para qualquer escritório que queira ter melhor resultado no mercado

Medir o desempenho do seu escritório, analisando aspectos essenciais, podem causar um grande impacto nas receitas, no crescimento e no sucesso geral da sua empresa. Porém, para ter sucesso em um cenário jurídico em constante mudança, é importante evoluir o que e como mede.

É aqui que os principais indicadores de desempenho (KPIs) podem ajudar. Planejando, selecionando, medindo e analisando os KPIs do escritório de advocacia específicos, é possível tomar melhores decisões com base em dados.

No artigo, exploraremos como o uso de indicadores jurídicos afeta o sucesso do escritório e como escolher os KPIs certos. Confira!

Por que os KPIs são valiosos?

Atualmente, você ouve todo empreendedor e investidor dizendo “KPI”. Tanto que você pode pensar nisso como um mero chavão. Mas o que exatamente são os KPIs e por que são importantes?

KPIs são métricas de negócios que avaliam o desempenho e o sucesso de uma organização. Os KPIs fornecem os dados e o conhecimento para responder perguntas críticas e devem ser mensuráveis, específicos e direcionados aos objetivos exclusivos de um negócio.

Ao aprender a identificar, medir e alavancar indicadores jurídicos de desempenho específicos, os KPIs dos escritórios de advocacia fornecem:

Desempenho mensurável 

Há uma grande diferença entre simplesmente coletar dados e analisar dados. Se você deseja usar os dados para determinar se teve um bom desempenho ou não, primeiro identifique o que está tentando alcançar. Ao identificar e rastrear metas para indicadores jurídicos de desempenho (por exemplo, o KPI da receita mensal), você pode avaliar melhor o desempenho da sua empresa.

Prestação de contas

Se você não identificou quais indicadores jurídicos rastrear, é difícil determinar quem ou o que é responsável por vitórias ou perdas em sua empresa — o que, por sua vez, dificulta a replicação ou a evitar determinados resultados. Selecionar e monitorar indicadores de desempenho específicos cria uma linha limpa de responsabilidade em sua empresa.

Previsibilidade

Sem definir e rastrear os indicadores, você costuma especular sobre por que as coisas estão dando errado (ou certo) no seu escritório. Com os KPIs, você pode acompanhar os detalhes ao longo do tempo, facilitando a previsão de resultados para o que funcionará no futuro.

Rastreamento mais fácil

Depois de estabelecer um sistema para monitorar os KPIs de seu escritório de advocacia, a manutenção é relativamente simples. Pode ser tão fácil quanto designar um membro da equipe para inserir os números para cada indicador jurídico predeterminado uma vez por mês. Em seguida, você pode reservar um tempo para analisar os resultados, identificar padrões (bons e ruins) e encontrar oportunidades de ajuste.

 Como escolher os melhores indicadores jurídicos

É bom saber que se você deseja medir o desempenho para avaliar os pontos fortes do seu escritório, definir quais os melhores indicadores jurídicos é importante. Lembre-se de que nem todos os KPIs são úteis. Tentar medir todos os indicadores de desempenho disponíveis é avassalador, desnecessariamente demorado e contraproducente. Por isso, considere:

O que você precisa medir?

Quando se trata de métricas que você pode medir, as possibilidades são infinitas. Comece decidindo que tipo de informação fornece informações valiosas sobre o desempenho de seu escritório de advocacia e quais dados são necessários para fornecer essas informações.

Quais dados você já possui?

Você não pode medir o que não acompanha. A primeira etapa no estabelecimento de seus indicadores é analisar os dados que você já possui. Por isso, determine se existem lacunas entre o que você tem e o que precisa, e verifique se sua empresa está usando sistemas que são integrados entre si simplificando dados.

Quais são seus alvos?

Você está realizando um trabalho de defesa criminal em que espera que o cliente esteja com você apenas uma vez? Ou você está fazendo um trabalho de propriedade intelectual que pode ser repetido ao longo dos anos? Qual é o valor da vida útil de cada cliente?

Toda empresa deve definir suas próprias metas antes de escolher os indicadores jurídicos a serem medidos, pois são exclusivos da sua prática. Por exemplo, sua meta para o custo de aquisição de clientes depende do tipo de lei e do retorno do investimento por cliente.

Quanto tempo você perde?

O foco principal do seu escritório de advocacia é, obviamente, o direito. Por isso, verifique quanto tempo você perde com atribuições que não são sua área, e como isso pode ser otimizado. Um exemplo clássico é a contabilidade para advocacia. É natural que alguns profissionais tenham dificuldade com o complexo tema tributário e terceirizar isso com algum escritório contábil dará mais tempo ao advogado se dedicar aquilo que faz de melhor.

Gestão de contratos

Outros indicadores jurídicos que merecem especial atenção são os da área de gestão de contratos. Analisar como é possível fazer a redução de custos em relação aos processos jurídicos, analisar os números de renegociações realizadas, evitando novos custos, e atuar com mais assertividade na criação dos documentos, evitando novas versões constantes, garante mais transparência e resultado.

Com base nessas análises, é possível elaborar indicadores de melhorias ao longo do processo,que contribuirão para a tomada de decisão para a aplicação de novas ações e permitirão melhor direcionamento do trabalho dos profissionais envolvidos na gestão de contratos.

Planeje seu negócio

Ao definir metas específicas, é importante rastrear e medir os principais indicadores de desempenho. Eles permitem que você tome decisões mais eficazes em nome de seu escritório de advocacia, clientes e equipe. Desta forma, analise quais indicadores jurídicos são importantes para seu escritório, e como eles podem ser otimizados com base nos dados mensuráveis. 

Caso ainda tenha dúvida sobre indicadores jurídicos, entre em contato com nossa equipe de especialistas da Exatus Contabilidade. Estamos prontos para lhe atender sempre da melhor forma visando sempre o sucesso do seu escritório!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.