Todo negócio quando inicia precisa de um capital. Pode ser para compra de estoque, investimento imobiliário, compra de um galpão. Mas você sabe o que é capital social de uma empresa?
Em algumas empresas, o capital social é o dinheiro investido pelos sócios. O capital social é uma fonte de financiamento de longo prazo. Em troca de seu investimento, os sócios ganham uma parte da propriedade da empresa.
Esse dinheiro investido no momento da criação da empresa tem o objetivo de fazer com que ela possa caminhar por um período, até que tenha lucro suficiente para andar com as próprias pernas.
No artigo abaixo explicamos o que é capital social de uma empresa, e como ela funciona. Boa leitura!
O que é capital social de uma empresa?
O capital social de uma empresa é o dinheiro que um empresário precisa para abrir um novo negócio. Esse financiamento ajuda a empresa a cumprir seus custos iniciais, como espaço de escritório ou equipamento. Levantar capital inicial é uma etapa importante no processo de lançamento de um novo negócio.
O capital social é o dinheiro usado para despesas necessárias para colocar uma nova empresa em funcionamento, como:
- Alugar espaço
- Mobília
- Pagamento de contas ou serviços
- Compra de equipamentos e suprimentos
- Contratação de serviços profissionais (contador ou advogado)
- Estoque
- Funcionários
Os custos iniciais variam de acordo com o tipo de negócio, o setor, a localização e outros fatores.
Leia também::: Alteração contratual saída de sócio: tudo o que você precisa saber
Como funciona o capital social?
Ao lançar uma nova empresa, o proprietário precisa de alguma forma de cobrir os custos de iniciar e administrar esse negócio antes que ele comece a gerar receita. O capital social é o dinheiro que eles usam para financiar suas operações.
Em alguns casos, o capital social não é nem em dinheiro, mas em equipamentos. Pode ser o computador pessoal que você usará na empresa, o seu carro, a sala comercial que você já tinha. Eles ajudam sua empresa no início e devem ser registrados como capital social.
O capital social investido deverá constar no contrato social da empresa, determinando quais as cotas também de cada sócio envolvido no início do negócio. Por exemplo. Se você alocar R$ 10 mil de capital social, e seu sócio outros R$ 10 mil, cada um terá uma participação de 50% na cota do negócio.
É preciso sempre constar o capital social?
No atual modelo de negócios do Brasil, o único caso onde exige-se um valor definido de capital social é no EIRELI ( Empresa Individual de Responsabilidade Limitada). Nesse modelo de negócio, sua abertura requer um capital social de 100 salários mínimos.
Porém, essa exigência está em discussão. O Projeto de Lei 5289/20, que altera o Código Civil, visa permitir a criação de EIRELI sem a atual exigência de capital social mínimo.
Outros tipos de modelo de negócios, como Microempresa, Sociedade Limitada, entre outras, não exigem um valor mínimo de capital social. Porém, toda vez que algum dinheiro for injetado no negócio por algum dos sócios, é necessário atualizar o valor do capital social no contrato social da empresa.
No caso de aumento, além dessa alteração e a nova distribuição das cotas, é preciso pagar taxas à Junta Comercial e os valores correspondentes ao serviço do contador que auxilia a empresa.
Leia também::: Como administrar uma empresa familiar?
Tenha ajuda especializada
Como você viu, o capital social de uma empresa é parte importante no início de um novo negócio, e que deve constar também no contrato social. Ele também corresponde ao seu fluxo de caixa inicial, visto que todos os recursos financeiros dos primeiros meses virão dele.
Por isso, o indicado é sempre contar com o apoio de um escritório de contabilidade com experiência na formalização de novos negócios, garantindo que o capital social descrito no contrato social seja condizente com a realidade.
Aqui na Exatus Contabilidade você conta com uma equipe altamente qualificada para lhe auxiliar na formalização da sua empresa e na definição do capital inicial. Isso lhe dará mais segurança para o futuro do seu negócio.
Esperamos que você tenha compreendido o que é o capital social de uma empresa e como ela funciona. E caso precise de ajuda na formalização da sua empresa, entre em contato com a Exatus Contabilidade.