Planejamento administrativo empresarial para final de ano

Um planejamento administrativo empresarial é um componente vital para o nível de sucesso de uma empresa. 

Mesmo que você tenha um ótimo produto e um plano de marketing bem elaborado, ainda será necessário um plano administrativo para garantir que a empresa seja gerenciada de maneira adequada. 

Se sua empresa tem uma administração deficiente, é como tentar conduzir um navio através do vasto oceano sem um capitão experiente. Não importa o que esteja acontecendo a bordo, você estará flutuando mais fundo no mar, sem terra à vista.

Quando criado corretamente, um plano de negócios administrativo servirá como um mapa de navegação a ser seguido pelo negócio. 

Se o plano consistir em muitos detalhes, isso ajudará todos a bordo a entenderem suas funções e ajudará a garantir que a empresa esteja indo na direção certa.

No artigo abaixo detalhamos o que é um planejamento administrativo empresarial e como organizá-lo para o final de ano. Vamos conferir?

O que deve constar?

Existem várias áreas-chave que precisam ser abordadas em um planejamento administrativo empresarial, em especial se deseja obter algum financiamento empresarial.

As primeiras coisas que um plano administrativo precisa cobrir são os meandros da empresa. Os investidores e credores vão querer saber se você tem um entendimento completo de como o negócio será administrado. 

Por exemplo, você precisará discutir como planeja adquirir e gerenciar cadeias de suprimentos, como vai contratar e treinar seus funcionários, como vai gerenciar a logística da empresa, etc. 

Quanto mais detalhes você fornecer, melhor. O objetivo é provar que você sabe como manter sua empresa no caminho certo. Mais ainda, mostra que você sabe orientar a empresa para que ela dê lucro.

Você também vai querer que o planejamento administrativo empresarial cubra como você entende que trabalhar com outras empresas pode beneficiar seus negócios. 

Além disso, você deve listar empresas em potencial com as quais consideraria uma parceria. 

Você não precisa necessariamente chamar as empresas pelo nome, mas apenas relacionar os tipos de empresas que são e por que seriam bons parceiros.

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Como montar um planejamento administrativo?

A primeira parte de um bom planejamento administrativo empresarial será um sumário executivo. Embora seja algo apresentado no plano, geralmente é a última parte a ser criada. 

O resumo executivo deve destacar os pontos fortes do seu negócio, deve falar sobre seus objetivos e missão, e até mesmo fornecer um pouco do pano de fundo sobre a história da empresa e como você vê a evolução da empresa no futuro.

A segunda parte é a descrição da empresa. É aqui que você fornecerá muitos detalhes sobre os produtos e serviços que vende e quais pretende lançar. Ele dirá como esses produtos e serviços atenderão às necessidades e demandas dos consumidores.

A seguir está a análise de mercado. Esta é a parte em que você vai provar que fez sua pesquisa e sabe que seu produto ou serviço funciona bem. A análise de mercado deve incluir dados sobre seu mercado-alvo, incluindo seu tamanho, sua localização e como seu produto atende às necessidades desse mercado.

A parte de organização e gerenciamento do plano detalha quem está administrando a empresa e como seus diretores desempenham um papel na administração do dia-a-dia.

Outras partes fundamentais do plano administrativo incluem:

  • Serviço ou linha de produtos
  • Marketing e vendas
  • Projeções financeiras
  • Pedido de Financiamento
  • Apêndice

Os 4 tipos de planejamento

Você também deverá elaborar seu planejamento administrativo empresarial tendo em mente os 4 tipos existentes:

1. Planejamento operacional

Esse tipo de planejamento geralmente descreve o funcionamento do dia-a-dia da empresa. Os planos operacionais são frequentemente descritos como planos de uso único ou planos contínuos. 

Planos de uso único são criados para eventos e atividades com uma única ocorrência (como uma única campanha de marketing). Os planos contínuos incluem políticas para abordar problemas, regras para regulamentos específicos e procedimentos para um processo passo a passo para atingir objetivos específicos.

2. Planejamento estratégico

O planejamento estratégico inclui uma visão geral de alto nível de todo o negócio. É a base fundamental da organização e ditará as decisões de longo prazo. O escopo do planejamento estratégico pode ir dos próximos dois anos aos próximos 10 anos. Componentes importantes de um plano estratégico são visão, missão e valores.

3. Planejamento Tático

O planejamento tático apoia o planejamento estratégico. Inclui táticas que a organização planeja usar para alcançar o que está delineado no plano estratégico. Frequentemente, o escopo é inferior a um ano e divide o plano estratégico em partes viáveis. 

4. Planejamento de contingência

Os planos de contingência são feitos quando algo inesperado acontece ou quando algo precisa ser mudado. Os especialistas em negócios às vezes se referem a esses planos como um tipo especial de planejamento.

O planejamento de contingência pode ser útil em circunstâncias que exigem uma mudança. Embora os gestores devam antecipar as mudanças quando envolvidos em qualquer um dos principais tipos de planejamento, o planejamento de contingência é essencial nos momentos em que as mudanças não podem ser previstas — como pudemos observar diante da pandemia do coronavírus. 

À medida que o mundo dos negócios se torna mais complicado, o planejamento de contingência se torna mais importante para se envolver e entender.

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Coloque seu planejamento em prática

Ainda faltam alguns dias para terminar o ano, e se ainda não fez seu planejamento administrativo empresarial, não perca mais tempo. Como fica claro no artigo acima, ele é essencial para o sucesso da sua empresa.

O processo de planejamento deve, obviamente, levar à implementação dos planos e objetivos. Durante o processo de implementação, é necessário que a administração avalie a eficácia dos planos. 

Às vezes, será necessário ajustar os objetivos e, dessa maneira, mais planejamento pode ser necessário. Portanto, há uma ligação entre planejamento e controle. 

Por isso, comece a elaborar o seu planejamento administrativo empresarial e esteja no comando do destino da sua empresa. E para aprofundar ainda mais seu conhecimento, confira também o artigo “Contabilidade consultiva: o que é, e vale a pena contratar?

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