Quanto cobrar do paciente? Essa dúvida é bastante comum para quem atua na área da saúde, e que precisa definir como fazer a precificação de serviços médicos. Saber como definir corretamente os valores pode ser um grande diferencial.
E quando falamos em preços, é preciso entender que é possível ter uma clínica médica que cobra valores mais altos se comparado à concorrência, ter menos clientes, e ainda apresentar lucros. Enquanto outras apresentam valores mais baixos, possuem uma grande carteira de pacientes, e vivem no prejuízo.
Como é possível?
Com a precificação de serviços médicos de forma correta. E é sobre isso que tratamos no artigo a seguir. Confira!
Como é o processo de precificação de serviços médicos?
Para manter qualquer negócio é necessário ter lucro. Afinal de contas, é necessário pagar fornecedores, funcionários, aluguel, água, energia, telefone, internet, impostos e o empresário ainda precisa ter seu retorno financeiro para justificar o trabalho.
E na área médica não é diferente.
Mas diferente de uma lanchonete, ou de uma empresa de tecnologia, a precificação de serviços médicos precisa considerar alguns pontos diferentes, tais como:
Mão de obra
A mão de obra de uma clínica médica, em geral, precisa ser especializada. Como é a saúde das pessoas o bem principal oferecido, quem atua na clínica precisa ter a formação condizente com o cargo que irá ocupar. E nesse aspecto, uma mão-de-obra especializada representa custos extras, mas que pode ser um diferencial competitivo em relação à concorrência.
Avaliação dos custos
Outro ponto a considerar na precificação dos serviços médicos é a avaliação dos custos da clínica. Todos eles devem ser avaliados, para que o seu preço cobrado seja suficiente para cobrir esses custos.
Mas quando falamos em custos, é necessário avaliar os fixos e variáveis, e procurar constantemente formas de reduzi-los sem prejudicar a qualidade do serviço prestado. Isso significa dizer que, em alguns momentos, você deverá oferecer algo à mais, ou de melhor qualidade, para que possa manter seus clientes fiéis a sua clínica.
Análise de concorrência
Outro ponto importante na hora de definir corretamente seus preços, é saber como tem atuado sua concorrência. Que serviços eles têm prestado e quais são seus custos? E como os clientes analisam esses valores e fazem a percepção do atendimento prestado?
Uma pesquisa da concorrência tem a função não só de lhe ajudar na precificação dos serviços médicos, mas serve como planejamento estratégico para sua empresa. Saber se há de fato espaço no mercado, qual o público existente para sua prática médica, faixa de renda, entre outros pontos, são vitais para seu negócio.
Ou seja, é necessário ficar atento ao mercado e aos preços que os seus concorrentes estão praticando. Isso também permite que você possa cobrar um valor que seja considerado justo pelos seus pacientes, evitando o risco de cobrar um preço muito caro ou barato demais.
Valor agregado
Qual é o valor agregado que você oferece nos seus atendimentos? Ele pode ser em uma equipe melhor treinada – que citamos logo acima – na localização, no estacionamento próprio, entre outros fatores.
Importante que esse valor agregado precisa ser percebido pelo cliente como diferencial, para que ele tenha tal percepção diante da concorrência. E ao adicionar esse valor agregado na precificação de serviços médicos, novamente é necessário considerar quais seus custos e se o preço praticado é suficiente para cobri-los.
Como calcular a margem de lucro?
Um dos pontos mais importante para a precificação de serviços médicos está relacionada à margem de lucro.
Com os dados de seus custos e despesas, é hora de definir qual a margem de lucro da sua clínica médica, ou seja, definir quanto será o lucro na prestação dos seus serviços.
Lembre-se que não basta que o valor obtido seja suficiente apenas para cobrir suas despesas, é necessário ter um ganho extra para garantir que seu negócio sobreviva no mercado, ao mesmo tempo que possa ter recursos para novos investimentos.
Esse lucro será a diferença entre o faturamento gerado nas vendas de um produto ou serviço e os custos existentes. O lucro é bruto quando consideramos apenas os gastos relacionados à execução da atividade, e líquido quando estão inclusas todas as saídas de valores do caixa da empresa.
Não existe uma fórmula pronta para definir qual a margem de lucro ideal, e ela deve ser pautada no equilíbrio financeiro da sua clínica médica, visando sempre uma rentabilidade responsável.
Terceirize sua gestão financeira
Como você viu, são vários os fatores que precisam ser considerados no momento de precificar os serviços médicos. Tomar a decisão errada neste momento pode ser péssimo para o futuro da sua clínica e vir até mesmo a inviabilizar seu negócio.
Uma excelente alternativa é contar com um apoio profissional neste momento. Um escritório de contabilidade que tenha experiência na área médica pode lhe auxiliar na precificação, analisar todos os cenários envolvidos e permitir que você possa se destacar no mercado ao mesmo tempo que tem uma margem de lucro segura.
E aqui na Exatus Contabilidade você encontra um time de consultores que podem lhe ajudar nesse processo. Nossa equipe sabe analisar todas as variáveis envolvidas no processo de precificação de serviços médicos. Entre em contato agora mesmo e veja como podemos lhe ajudar!