Você provavelmente já ouviu o velho ditado “Você precisa gastar dinheiro para ganhar dinheiro”. E embora você não precise colocar todos os seus lucros de volta no seu negócio, sempre é bom saber quanto do lucro deve ser investido na empresa.
Assim como qualquer decisão em seu negócio, a decisão de reinvestir seus lucros deve ser feita com intenção. Jogar dinheiro aleatório na sua empresa não garante o sucesso. E acumular dinheiro ou ter medo de gastá-lo pode estagnar seu crescimento.
Decidir quanto reinvestir é um equilíbrio entre assumir alguns riscos e manter um nível de segurança financeira pessoal. E para ajudar nesse processo, preparamos o artigo abaixo sobre quanto do lucro deve ser investido na empresa.
No que você planeja investir?
Antes de entrar nos números, identifique em qual parte do seu negócio você deseja investir. Dê um passo para trás e reflita sobre seus objetivos de negócios para os próximos um a três anos.
Como você vê seu negócio crescendo durante esse período? Você poderia:
- Aumente sua receita?
- Aumentar sua equipe?
- Lançar um novo produto ou serviço?
- Construir seus ativos de marca?
- Adquirir ferramentas ou máquinas que aumentem a eficiência do seu trabalho?
- Terceirizar áreas de seu trabalho?
- Aprender ou aprimorar uma habilidade ou comércio?
Deixe claro qual é o seu futuro ideal para o seu negócio e quais mudanças precisarão acontecer para chegar lá. Em seguida, pense sobre os desafios que você está enfrentando atualmente. O que está impedindo você de atingir seus objetivos?
- Falta de suporte administrativo?
- Falta de visibilidade?
- Não há clientes suficientes?
- Muitos clientes e não há tempo suficiente para se concentrar em outras áreas do seu negócio?
- Um gargalo em seu processo de produção?
Agora, com uma ideia clara de seus objetivos e desafios, identifique os investimentos potenciais que você pode fazer no seu negócio. Os investimentos podem variar de pequenas compras, como software, a despesas maiores, como equipamentos e pessoal.
Não se preocupe muito agora com o que é viável. Em vez disso, faça uma lista de tudo em que gostaria de investir, o custo estimado e se é uma despesa única ou recorrente.
Leia também::: 6 erros contábeis e como evitá-los, para seu negócio alavancar
Qual é o cronograma para o seu reinvestimento?
Para cada item de sua lista de investimentos, priorize-os em ordem de urgência. Lembre-se de que às vezes nossos investimentos se baseiam uns nos outros. Pode ser necessário investir em um item antes de investir em outro. Coloque seus investimentos potenciais em uma ordem que faça sentido para o seu negócio.
Considere também o retorno potencial do investimento de cada uma de suas opções — e com que rapidez você verá esses resultados.
Em seguida, crie um cronograma provisório para seus investimentos. Em que momento você, idealmente, gostaria de investir no item? São seis meses a partir de agora? Dois anos a partir de agora? Cinco anos a partir de agora? Saber quando você gostaria que essas compras acontecessem o ajudará a alocar seus lucros mais tarde.
Qual é o seu lucro disponível?
Seu lucro é a quantia que você precisa reinvestir em seu negócio. Esse é o dinheiro que sobra depois que você subtrai as despesas do seu negócio de sua receita total.
Tecnicamente, você já está reinvestindo em seu negócio pagando pelas despesas contínuas. Mas onde a maioria das pessoas fica presa ao reinvestir é quando têm um excedente de dinheiro ou lucro.
Lembre-se de que nem todo o seu lucro está disponível para reinvestimento. Você também usa seu lucro para saldar dívidas comerciais, pagar seus impostos e pagar a si mesmo. Antes de podermos calcular seu lucro disponível, precisamos saber seu lucro médio mensal.
A maneira mais fácil de calcular seu lucro mensal é executar um relatório de Lucros e Perdas em seu programa de contabilidade ou pedir ao seu contador que prepare esse relatório para você. Se você não tem um programa de contabilidade, pode calcular seu lucro subtraindo as despesas comerciais de sua receita total.
- Receita – Despesas de negócios = Lucro
Como você alocará seu lucro?
Agora é hora de descobrir o que fazer com seu lucro. Você vai reinvestir ou pagar mais? Esta é a questão premente para a maioria dos empresários.
Retorne à sua lista de investimentos. Que investimentos você gostaria de fazer nos próximos seis a 12 meses? Para investimentos recorrentes, quanto eles irão adicionar às suas despesas mensais de negócios?
Para investimentos únicos, quanto você precisaria economizar a cada mês para pagar a compra com base em seu cronograma? Por exemplo, se você quiser gastar R$ 3.000 em novas ferramentas nos próximos seis meses, precisará economizar R$ 500 por mês.
Leia também::: Vale a pena investir o dinheiro da minha empresa na bolsa de valores?
Aplique no seu negócio
Como é possível perceber, o primeiro passo para saber quanto de lucro deve ser investido na empresa é saber quais seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Com base nessas informações você definirá se irá retirar um maior percentual para seu próprio pagamento, ou se primeiro vai investir mais em sua empresa visando seu crescimento.
Ou seja, não há um número padrão e tudo dependerá dos seus objetivos. Há aqueles que não reinvestem nada do lucro, e que dificilmente observarão um crescimento no negócio. Enquanto outros reinvestem praticamente todo o lucro como forma de acelerar o crescimento.
No seu caso, tudo dependerá do seu objetivo, conforme listamos lá acima no texto. É com base naquele pensamento que você deve saber quanto do lucro deve ser investido na empresa, e com que velocidade isso ocorrerá.
Espero que tenha gostado do artigo sobre quanto do lucro deve ser investido na empresa. E para seguir recebendo mais dicas e informações, siga a Exatus Contabilidade nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Youtube.