A primeira emoção quando desejamos começar um negócio é — entusiasmo! Afinal, o empreendedorismo é uma questão emocionante de pegar nossa própria onda de sucesso.
Porém, frequentemente esquecemos que possuir uma empresa traz seus próprios desafios. Embora algumas tarefas sejam facilmente superadas, outras afetarão você pelo resto de sua jornada de empreendedorismo.
Em nosso artigo, abordamos quais os principais desafios para começar um negócio, e o que você deve fazer para superar esses obstáculos! Confira!
Supere o medo
Você provavelmente já ouviu histórias de empresários que enfrentaram a falência e perderam toda a sua fortuna durante a noite devido a negligência pessoal. Essas histórias o despertam um medo enorme, e você fica imaginando que isso poderia acontecer também com sua empresa.
A boa notícia é que muitos dos fundadores que entraram com pedido de falência encontraram sua escada de sucesso e se recuperaram dela. No entanto, a má notícia é que essa escada de sucesso está escondida atrás de uma grande névoa, que exige:
- Organização
- Criatividade
- Foco
E tudo isso só é alcançável se você descobrir os maiores desafios que afligem os novos empreendedores e resolvê-los. E quer saber quais são?
#1: Dinheiro
Vamos direto ao assunto: sim, você precisa de dinheiro. A menos que você tenha muita sorte e o caixa entre imediatamente — seja por meio de vendas ou investidores — o dinheiro será um problema mais cedo ou mais tarde.
E quando os problemas de fluxo de caixa atingem uma empresa, eles podem causar avanços importantes, como o lançamento de produtos, a contratação de funcionários ou a ampliação das operações.
Você precisará de capital de giro e, como ainda está no início, cortar custos ainda é complicado. Portanto, planeje tudo antes de começar, para não se encontrar no meio do caminho e não saber para onde ir.
#2. Negligenciar marketing e vendas
Você está colocando recursos suficientes em marketing e vendas? Você já encontrou seu cliente ideal? Algumas novas empresas pensam que podem ignorar essas duas funções completamente e esperam que o boca a boca seja suficiente.
Mas é uma falsa economia colocar sua fé na descoberta dos clientes, a menos que você faça um esforço concentrado para desenvolvê-los com um plano estruturado adequado para promover sua empresa.
E quando você estiver construindo suas funções de vendas e marketing do zero, aproveite a oportunidade para torná-las o mais alinhadas e integradas possível desde o início.
#3: Falta de planejamento
É incrível como muitas empresas vacilam porque “esqueceram” de planejar. Ou talvez eles realmente planejaram, mas eles simplesmente não cobriram todas as possibilidades.
Áreas-chave como vendas, desenvolvimento, pessoal, escassez de habilidades e financiamento não devem ser deixadas para trás. Todas elas devem fazer parte do seu plano de negócios desde o início.
Não só isso, mas você também precisa planejar as coisas que não pode fazer. Ou seja, o planejamento tributário da sua empresa é outra área que merece atenção exclusiva. Afinal de contas, ninguém quer pagar mais impostos que o necessário, certo?
#4: Concorrentes
Não importa o quão bons sejam seus produtos ou serviços, o mercado é competitivo. E está crescendo o tempo todo.
Portanto, você precisa se colocar no lugar de um cliente potencial e ver como você se sai. O que torna sua empresa diferente? O que torna seus produtos especiais? O que torna sua marca única? Por que alguém escolheria você em vez de seus concorrentes?
Quando se trata de seus concorrentes, você precisa atingir o equilíbrio certo entre “nós” e “eles”. Não se defina apenas em relação aos seus concorrentes: você também precisa estar confiante sobre o que está trazendo para a mesa.
Mas você também precisa ficar de olho na competição e no cenário (em rápida mudança). Ter a estratégia certa, ser capaz de pensar com os próprios pés e ser capaz de se adaptar à nova realidade definirá seu sucesso — ou fracasso.
#5: Sua zona de conforto
Fazer uma empresa crescer pode parecer dar um passo para trás a cada dois passos para frente. É preciso coragem.
E você terá que se esforçar para sair de sua zona de conforto regularmente. Então, o que você está disposto a assumir? Você está preparado para trabalhar duro para fazer seu negócio prosperar? Você pode fazer um argumento convincente para potenciais investidores quando precisa de financiamento, por exemplo?
E tão importante quanto: há algo que não seja negociável para você? Algo que você não queira, em hipótese alguma, fazer?
Descobrir sua zona de conforto com antecedência significa que você pode tomar providências para isso, se necessário, para que possa encontrar membros da equipe que se sintam confortáveis fazendo as coisas que o deixam desconfortável.
#6: Falta de orientação
Você pode ter um ótimo produto ou ideia, mas carece da orientação, experiência de mercado ou conhecimento necessários para levá-lo ao próximo nível. É aí que entra a importância de terceirizar determinadas áreas, como a financeira, por exemplo.
Contar com o apoio de uma contabilidade que seja experiente, que ofereça a inovação da contabilidade digital, pode ser um divisor de águas entre o sucesso e o fracasso.
Ter alguém em quem você pode confiar quando decisões importantes precisam ser tomadas, é muito útil. E além da contabilidade digital, é possível automatizar algumas operações, permitindo que você possa dedicar mais tempo e energia nos desafios de começar um negócio.
Aqui na Exatus Contabilidade você pode encontrar tudo isso e muito mais. Somos um escritório referência e que podemos auxiliar os novos empresários a caminhar pelo caminho do sucesso mais rapidamente.
Nossa equipe tem a possibilidade de lhe oferecer informações mais estratégias, auxiliar na elaboração do planejamento, na precificação e na análise do mercado. Desta forma, seu novo negócio já nasce mais forte.
É isso que você espera ao começar um novo negócio? Então entre em contato agora mesmo com nosso time de consultores e se surpreenda em como podemos lhe ajudar!