Quanto vale a sua empresa? Semelhante a outros investimentos, o valor de um negócio está ligado à sua capacidade de produzir lucros futuros.
Como proprietário de uma empresa, você provavelmente se pergunta isso o tempo todo. Algumas pessoas estão apenas curiosas sobre o valor do seu negócio, algumas precisam de uma avaliação formal e outras estão pensando em vender seus negócios.
Seja qual for o motivo, nosso artigo vai ajudá-lo a saber quanto vale a sua empresa, além de apontar quais os principais erros que os empresários cometem neste cálculo. Confira!
O que torna um negócio valioso?
O valor que um comprador está disposto a pagar pelo seu negócio, ou mesmo para você saber quanto vale a sua empresa, se reduzirá a duas coisas: retorno sobre o investimento (ROI) e risco relativo.
Quanto menor o risco, maior o preço e vice-versa. Com isso dito, o que realmente faz o seu negócio valer mais é mitigar o risco de o negócio falhar no futuro por ter as seguintes características associadas:
- Principais motivadores previsíveis de novas vendas
- Tráfego estável ou crescente de clientes e fontes diversificadas
- Fornecedores estabelecidos
- Alta porcentagem de vendas repetidas
- Alta porcentagem de clientes recorrentes
- Histórico legal limpo
- Marca registrada ou direitos autorais
- Sistemas e processos documentados
- Potencial de crescimento
Métodos de Avaliação
A metodologia de avaliação tradicional pode ser simplificada em três tipos de métodos. Eles são:
Calcule o valor dos ativos
Some o valor de tudo o que a empresa possui, incluindo todos os equipamentos e estoque. Subtraia quaisquer dívidas ou passivos. O valor do balanço da empresa é pelo menos um ponto de partida para determinar o valor da empresa. Mas o negócio provavelmente vale muito mais do que seus ativos líquidos.
Quanta receita e ganhos você pode esperar?
Quanto o negócio gera em vendas anuais? Calcule isso e determine quanto um negócio típico em seu setor pode valer para um determinado nível de vendas. Por exemplo, normalmente pode ser cerca de duas vezes as vendas.
Use múltiplos de ganhos
Uma medida mais relevante é provavelmente um múltiplo dos ganhos da empresa, ou a relação preço / lucro (P / L). Estimar o faturamento da empresa para os próximos anos. Se um índice P / L típico for 15 e os ganhos projetados forem de R$ 200.000 por ano, o negócio valerá R$ 3 milhões.
Faça uma análise de fluxo de caixa descontado
A análise do fluxo de caixa descontado é uma fórmula complexa que olha para o fluxo de caixa anual da empresa, projeta-o no futuro e então desconta o valor do fluxo de caixa futuro para hoje, usando um cálculo de “valor presente líquido”.
Vá além das fórmulas financeiras
Não baseie sua avaliação do valor do negócio apenas em cálculos numéricos. Considere o valor do seu negócio com base em sua localização geográfica. Além disso, considere seu valor estratégico potencial para um possível adquirente se houver sinergias de negócios.
Quais os erros mais comuns neste cálculo?
Avaliações de negócios fornecem informações vitais para proprietários e equipes de gerenciamento. Eles informam os preços das transações e o valor do patrimônio líquido, os quais podem ajudá-lo determinar quanto vale a sua empresa.
Porém, no momento do cálculo, alguns erros não pode ser cometidos, tais como:
Usar modelos de avaliação falhas
A aplicabilidade de uma avaliação de negócios depende muito do modelo que usa. As três principais abordagens de avaliação são: a abordagem de renda; abordagem de mercado; e, abordagem de ativos. Existem várias metodologias em cada abordagem que podem ser aplicáveis dependendo da empresa e da natureza do trabalho.
Usar falsas projeções
Para chegar a conclusões de avaliação, é necessário julgamento, o que significa que um julgamento imperfeito pode ter consequências pesadas. Isso é especialmente verdadeiro ao projetar essas premissas anos no futuro. Para mitigar os erros que surgem de suposições imperfeitas, certifique-se de que suas projeções são baseadas no mercado.
Falha nos cálculos
Erros matemáticos podem ter um impacto maior do que você pensa. Um erro ocorrido no início do processo de avaliação pode alterar as suposições feitas posteriormente. Vale a pena recalcular os valores e reanalisar suas descobertas à luz das informações corrigidas.
Assumir uma estrutura de capital inadequada
A estrutura de capital de uma entidade — sua combinação de patrimônio líquido e dívida — afeta fortemente seu fluxo de caixa e, portanto, sua avaliação. Quando o controle acionário está sendo avaliado, a maioria tentará determinar a estrutura de capital ideal da empresa e calcular sua avaliação com base nesse índice. Isso é lógico porque, quando os interesses de controle mudam, o novo proprietário tem a capacidade de alterar a relação dívida / patrimônio da empresa.
Tenha ajuda de profissionais
Seja qual for o motivo que você quer saber quanto vale a sua empresa, evitar esses principais erros no momento do cálculo é essencial. Afinal de contas, ninguém quer perder dinheiro e, se o valor estiver muito acima do mercado, também não aparecerão interessados.
Importante destacar também que empresas que não estão formalizadas costumam ter um preço bem menor de mercado, justamente por não estarem legalizadas. Além disso, atuar na informalidade permite que empresas já estabelecidas possam assumir o mercado e captar seus clientes.
Por isso, antes de saber quanto vale a sua empresa, garanta que ela está totalmente formalizada. Esse pode ser o principal erro que os empresários podem cometer no momento de fazer esse cálculo.
E se você deseja formalizar sua empresa, entre em contato com a Exatus Contabilidade. Podemos lhe ajudar nesse processo, e também em determinar quanto vale a sua empresa.