Social Media pode ser MEI?

Será que Social Media pode ser MEI? A resposta é sim e esta é uma das melhores formas dele se formalizar no Brasil e com isso conseguir mais clientes. 

A formalização como Social Media é um excelente caminho para todo profissional que deseja se destacar no mercado. Além disso, como MEI ele poderá gerar nota fiscal, e ter acesso a alguns benefícios, como o INSS por exemplo.

Para explicar como o Social Media pode ser MEI, preparamos o artigo abaixo tirando todas as suas dúvidas e explicando como é o processo. Siga a leitura e confira!

O que é MEI?

MEI é a sigla para Microempreendedor Individual, ou seja, um profissional autônomo, mas que passa a atuar de forma legalizada. 

Diversos profissionais podem atuar como MEI, e inclusive há uma lista fornecida pelo Governo Federal que informa quais podem se enquadrar dentro deste regime jurídico.

Quando você se cadastra como um, você passa a ter CNPJ, ou seja, tem facilidades com a abertura de conta bancária, no pedido de empréstimos e na emissão de notas fiscais.

Mas também passa a ter obrigações e direitos de uma pessoa jurídica. Ou seja, precisa pagar impostos, fazer sua declaração de imposto de renda, entre outros.

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Social Media pode ser MEI?

Pode sim, mas é preciso deixar claro que dentro das ocupações listadas pelo Governo Federal, não tem exatamente uma categoria chamada de Social Media.

Até porque as atividades listadas não tratam necessariamente de profissões, mas sim de serviços desempenhados. 

Inclusive, quando da abertura do MEI, você pode colocar várias atividades que deseja desempenhar, não precisando ficar limitado a apenas uma.

De modo geral, podemos dizer que o Social Media pode atuar como MEI se cadastrando nas seguintes ocupações:

– Digitador 8219-9/99

– Editor de revista (5813-1/00)

– Editor de vídeos (5912-0/99)

– Instrutor de cursos independente (8599-6/05)

– Promotor de vendas independente/Promoção de vendas (7319-0/02)

Importância da formalização

Importante saber que é fundamental que o Social Media possa atuar como MEI, para que feche contratos, emita notas fiscais e atue de forma legalizada no Brasil.

Além disso, ele pagará uma taxa mensal, que lhe garante alguns benefícios do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), como licença-maternidade, aposentadoria, remuneração em caso de afastamento médico, entre outras.

Como abrir um MEI

Abrir um MEI é bastante simples e pode fazer todo o processo praticamente online, com algumas exceções de algumas cidades. Para isso, siga os seguintes passos:

1. Acesse o Portal de Serviços do Governo Federal e crie uma conta. Se já tiver cadastro, basta clicar em “Entrar” no canto superior direito, e digitar o login e senha.

2. Após realizar o login, acesse o Portal do Empreendedor e clique em “Quero ser MEI”;

3. Se ainda tiver dúvidas se a atividade que você exerce é permitida no cadastro do MEI, clique em “Quem pode ser MEI”;

4. Caso sua ocupação se enquadre, clique em “Formalize-se”;

5. Preencha todo o questionário

Pronto e gratuito! Você já terá seu CNPJ e estará formalizado como MEI. Para emissão da nota fiscal, será necessário entrar em contato com a Prefeitura do seu município para saber qual é o processo, que varia de cidade para cidade.

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Tenha ajuda de um contador

Caso você precise de ajuda para se formalizar como MEI, pode contar com a ajuda de um contador. O profissional saberá lhe orientar da melhor forma para que ele possa deixar de ser autônomo e com isso passar a ter seu próprio CNPJ.

Lembrando que como MEI, ele poderá ter acesso a muito mais oportunidades de negócio, já que muitas agências preferem contratar profissionais legalizados e com CNPJ para fecharem contratos.

Por fim, esperamos que tenha compreendido como o Social Media pode ser MEI. E para saber mais sobre o tema, confira também nosso artigo “É freelancer em marketing digital? Veja as vantagens de se formalizar!”

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