Tem medo de sua empresa digital não crescer? Não cometa esses erros!

Sua empresa não cresce? Este é um dos medos mais comuns dos empreendedores do mundo digital, que costumam pensar apenas nas possibilidades, mas esquecem de analisar erros que podem colocar seu negócio em apuros.

Quando criamos um negócio digital, nos preparamos para o pior. No entanto, não basta saber administrar o fracasso, é também preciso aprender quais os erros impedem que os negócios prosperem.

Além disso, você tem que aprender a crescer. Chega um momento em que o negócio começa a dar frutos, avança e é preciso tomar certas decisões que podem mudar o rumo da empresa digital para sempre. 

No artigo que compartilhamos abaixo, explicamos porque sua empresa não cresce e como evitar os principais erros. Confira!

Quais são os riscos do crescimento do negócio?

Você deve evitar a todo custo querer crescer além da sua capacidade de atendimento. É preciso crescer com a cabeça e, para isso, o primeiro passo é saber quais são os riscos ou inconvenientes que a maximização do seu negócio pode trazer. 

Então você terá que criar uma estratégia de expansão, que lhe dê margem de manobra para saber como agir quando chegar a hora de crescer. Aqui estão alguns dos erros mais comuns no crescimento dos negócios digitais:

1. Tome decisões ruins

Quando o objetivo é crescer grande e rápido, decisões de longo alcance acabam sendo tomadas às pressas. Tenha em mente que para alcançar um crescimento sustentável é preciso analisar muito bem cada movimento e isso leva tempo.

2. Emprestar mais do que o necessário

“Para ganhar dinheiro, você tem que gastar dinheiro.” Quantas vezes já ouvimos essa expressão? De certa forma, está correto. Muito provavelmente, você precisa investir para crescer. 

No entanto, é preciso ter muito cuidado com os riscos que corre e, mais ainda, se for autônomo. Lembre-se que com esta forma jurídica tem responsabilidade ilimitada, ou seja, responde às dívidas com todos os seus bens pessoais. 

Leia também::: Como a contabilidade digital para prestadores de serviço pode ajudar

3. Superdimensionando o negócio

Você cresce, vê que a empresa funciona e quer continuar crescendo até o infinito. Mas e se o seu modelo de negócios atingiu o pico? 

Muitos empreendedores cometem o erro de contratar mais funcionários do que precisam, expandir um espaço de trabalho que nunca preencherão ou comprar mais produtos do que podem vender. 

Se você não quer que a mesma coisa aconteça com você, vá passo a passo.

4. Piora o relacionamento com o cliente

Às vezes, muitos empreendedores acham que dão conta de todo o serviço do negócio digital, e com o tempo, há uma piora no atendimento dos clientes ou na qualidade dos produtos ou serviços que vende. 

Aceite que você não é um super-herói e que precisará espalhar seus esforços. Quando toda a atividade está focada no plano de expansão, é fácil minar a qualidade dos produtos ou serviços e as relações pessoais. 

A fidelização do cliente tem de ser uma prioridade. Caso contrário, você poderá crescer de um lado, mas, enquanto isso, estará perdendo do outro.

5. Contrate as pessoas erradas

O capital humano é a coisa mais importante em uma empresa. O problema é que a pressa pode levar você a negligenciar esse aspecto. 

Se sua empresa não cresce, e se você precisar de alguém rapidamente, pode começar com um contrato temporário ou até mesmo uma colaboração freelancer que permita avaliar a qualidade e necessidade de alguém para lhe ajudar. 

6. Gerenciar a logística de forma inoperante

Essa é uma dificuldade comum em quem tem negócios digitais e que faz com que sua empresa não cresça. 

Um pequeno erro na cadeia de suprimentos pode ter consequências muito graves como excesso ou falta de estoque, perda de receita, desperdício de produtos, e muito mais. 

Neste sentido, o mais aconselhável é aumentar o negócio progressivamente e não subestimar este tipo de tarefas. O crescimento exige aumentar os meios destinados à gestão da cadeia de suprimentos, desde o pessoal até os recursos tecnológicos.

7. Não ter uma gestão contábil e financeira eficiente

Cuidar do caixa da empresa é fundamental, permitindo que você possa honrar seus compromissos financeiros com os valores que seu negócio digital proporcionou. Na maioria das vezes, a empresa fatura o suficiente, mas por falta de uma gestão financeira e contábil eficiente, administra mal o dinheiro e que depois falta para coisas essenciais.

Por isso, se sua empresa não cresce, é bom avaliar também como está sua gestão financeira, e se a contabilidade também vem sendo feita aproveitando de fato o melhor regime tributário. Ou se está pagando impostos além do que deveria.

Leia também::: 6 erros contábeis e como evitá-los, para seu negócio alavancar

Conte com a Exatus

E aí? Conseguiu se reconhecer em alguns desses erros mais comuns cometidos por empreendedores da área digital? Muitos deles são cometidos sem sequer percebermos, e o resultado é um negócio estagnado, ou que na pior das hipóteses, pode ir à falência.

Em relação ao último item, aqui na Exatus Contabilidade podemos lhe ajudar. Somos especialistas em negócios digitais, auxiliando desde a abertura até na gestão contábil e financeira. Isso permite que os negócios cresçam com solidez e possam se destacar no mercado.

Por fim, esperamos que tenha compreendido porque sua empresa não cresce e, para contar com a Exatus para evitar que isso aconteça com você, entre em contato com nossa equipe e veja como pode lhe ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.