Quais os tipos de investimentos empresariais?

Não são poucas as pessoas que esperam ver seu dinheiro render mais. Neste sentido, surgem diversos tipos de investimento, que podem atender tanto pessoas físicas quanto empresariais.

Ou seja, ao aplicar o dinheiro em investimentos, é possível ter uma rentabilidade maior se comparada à poupança. Aliás, vale lembrar que a poupança há algum tempo vem apresentando uma rentabilidade abaixo da inflação, ou seja, seus rendimentos sequer cobrem os aumentos de preço da inflação.

Em outras palavras, significa dizer que aplicar na poupança faz com que o dinheiro seja desvalorizado, dia após dia. Por isso, muitos estão buscando outros tipos de investimentos empresariais para aplicar e ter melhor rentabilidade.

Abaixo, listamos os principais tipos de investimento para fazer o dinheiro da sua empresa render mais. Confira!

1. Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um título público emitido pelo Governo Federal que permite que pessoas físicas e jurídicas possam negociar títulos federais. 

Ele funciona como uma espécie de empréstimo que você faz ao governo e recebe juros em troca, com percentuais pré-fixados. Ao chegar na data estabelecida, o governo devolve o dinheiro que você emprestou, somado aos juros.

Esta é considerada uma das aplicações mais seguras que há no mercado, já que o emissor é o Governo Federal. Ou seja, você só deixa de receber o valor aplicado caso ocorra a falência do Governo.

Leia também::: Investimentos pessoa jurídica: Como funciona e onde aplicar?

2. CDB

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) também é uma alternativa bastante interessante para quem deseja realizar investimentos empresariais, fazendo o dinheiro da empresa render mais. 

Estes certificados são emitidos pelos bancos como forma de captar recursos. Ou seja, adquirir tais certificados é como se você estivesse emprestando dinheiro aos bancos, recebendo juros pela operação.

O CDB também é uma das aplicações mais seguras que existem, além de ser garantida pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos), que pagará o valor aplicado em caso de falência do banco.

3. LCI e LCA

As LCIs e LCAs (Letras de Crédito Imobiliário e Letras de Crédito do Agronegócio) são investimentos de renda fixa, ou seja, são investimentos no qual você saberá qual a rentabilidade, antes mesmo da operação.

Também estão entre as operações mais seguras do mercado e são emitidas por bancos ou instituições financeiras como forma de captação de recursos para investimentos nos setores imobiliários ou do agronegócio.

Quem aplica nas LCIs ou LCAs também tem os valores garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito, pagando caso ocorra algum problema com a entidade que emitiu os títulos.

4. Ações de empresas

O investimento em ações é outra maneira das empresas aplicarem seu dinheiro, porém elas não possuem a mesma segurança de rentabilidade como as demais apresentadas acima. São indicadas para investidores de perfil arrojado, que buscam alta rentabilidade, mas que estão dispostos a correr riscos.

As ações das empresas são negociadas pela internet, no site da Bolsa de Valores. Para comprar e vender ações, é necessário que você crie uma conta em uma operadora, onde depositará o dinheiro que irá negociar. 

Diferentemente do Tesouro Direto, do CDB e das LCIs e LCAs, o investimento em ações de empresas não é considerado de renda fixa e sim de renda variável. Ou seja, os rendimentos podem variar bastante, sendo inclusive negativos no caso de uma desvalorização de uma ação. 

5.Fundos de Investimentos

Por fim, entre os tipos de investimentos para empresas, temos os Fundos de Investimento. Eles são aplicações financeiras que reúnem cotas de várias pessoas ou empresas e que são aplicados em algum investimento. 

Neste modelo, você coloca o capital da sua empresa em um fundo, que será responsável em administrar os valores, os aplicando em operações que visam o máximo de rentabilidade.

Leia também::: Como declarar fundos de investimento no Imposto de Renda?

Invista com responsabilidade

É importante que todo empresário, antes de aplicar os dinheiros em algum dos tipos de investimentos listados acima, os conheça profundamente, estude suas vantagens e desvantagens, percentuais pagos e prazos de liquidez — que é o tempo necessário para saque dos valores.

É preciso considerar que sobre algumas das aplicações incidem impostos, como o Imposto de Renda, que igualmente precisa ser considerado ao se analisar a rentabilidade do investimento.

De qualquer forma, são muito mais vantajosos que a aplicação na poupança, permitindo que o dinheiro investido  tenha uma rentabilidade mais interessante e com melhor retorno dentro de determinado período.

Esperamos que tenham gostado do artigo sobre tipos de investimentos. E para mais dicas sobre mercado financeiro, gestão e contabilidade, siga o canal da Exatus Contabilidade no Youtube. E não esqueça de deixar seu like e seguir o canal, para sempre ser notificado quando for postado vídeo novo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.