Tudo sobre orçamento empresarial

Se você possui um negócio, precisa de um orçamento empresarial. Ele é uma parte essencial de um  plano de negócios e é necessário para iniciar um novo empreendimento. 

O orçamento empresarial desempenha um papel importante na determinação de seus custos iniciais e operacionais. Uma vez que seu negócio esteja estabelecido, o orçamento se torna uma tarefa regular que normalmente ocorre em uma base trimestral ou anual.

Sem um orçamento, você pode não saber o desempenho de sua empresa. Por isso, apresentamos a seguir as principais informações relativas ao orçamento empresarial. Confira!

O que é um orçamento empresarial?

Um orçamento empresarial fornece uma imagem precisa das despesas e receitas e deve orientar importantes decisões de negócios. Eles elas, podemos citar o aumento do marketing, cortar despesas, contratar funcionários, comprar equipamentos e melhorar a eficiência de outras maneiras. 

Ele também descreve as metas financeiras e operacionais da sua organização, de modo que pode ser considerado um plano de ação que o ajuda a alocar recursos, avaliar desempenhos e formular planos.

Como funciona um orçamento empresarial?

O processo básico de planejamento de um orçamento empresarial envolve listar os custos fixos e variáveis ​​de sua empresa em uma base mensal. Em seguida, decidir sobre a alocação de fundos para refletir as metas.

As empresas costumam usar tipos especiais de orçamentos para avaliar áreas específicas de operação. Um orçamento de fluxo de caixa, por exemplo, projeta as entradas e saídas de caixa da sua empresa durante um determinado período de tempo. Seu principal uso é prever a capacidade de sua empresa de receber mais dinheiro do que paga.

A maioria das empresas têm custos fixos que independem da receita de vendas, como:

  • Custos de construção ou escritório ou financiamentos 
  • Pagamentos de empréstimos (se estiver usando financiamento de dívida)
  • Seguro
  • Locações de veículos (ou pagamentos de financiamento se o veículo for comprado)
  • Equipamentos (máquinas, ferramentas, computadores, etc.)
  • Folha de pagamento 
  • Utilitários como telefone fixo e tarifas de internet 

Os custos variáveis ​​aumentam ou diminuem de acordo com o nível de atividade empresarial. Exemplos incluem:

  • Comissões (para vendedores)
  • Serviços públicos como energia elétrica, gás ou água que aumentam com a atividade 
  • Matéria-prima
  • Custos de envio e entrega
  • Publicidade (pode ser fixa ou variável)
  • Manutenção e reparo de equipamentos

É importante ser realista com suas projeções de orçamento empresarial. Na dúvida, seja conservador e superestime suas despesas e subestime suas receitas. É particularmente difícil se você estiver começando um novo negócio e não tiver os valores do orçamento do ano anterior para orientar suas estimativas. Nesse caso, normalmente é muito mais fácil estimar despesas do que receitas.

À medida que o ano orçamentário avança, as estimativas devem ser atualizadas mensalmente com os valores reais, permitindo que você verifique a precisão de suas previsões. 

Observe que muitas vezes há diferenças radicais entre as receitas e despesas reais e projetadas devido a circunstâncias de negócios imprevistas e / ou mudanças nos ciclos econômicos e de negócios, como:

  • Ganhar ou perder um cliente importante
  • Ter que comprar ou substituir equipamentos caros
  • Um aumento no aluguel
  • Contratação de funcionários
  • Um aumento na competição
  • Mudanças no código tributário

Como criar um orçamento empresarial?

O processo de preparação de um orçamento empresarial mensal para o seu negócio requer a coleta de informações e a execução de alguns passos simples. Você pode usar uma planilha de orçamento empresarial simples como um esboço para criar seu orçamento. 

Primeiro, liste todas as fontes de renda ou receita mensal. Isso incluirá receita de vendas e juros de investimentos. Se sua empresa não for paga imediatamente na forma de dinheiro ou crédito, deduza uma porcentagem de sua receita esperada para pagamentos atrasados ​​e inadimplência de clientes.

O processo de orçamento para uma empresa existente é diferente de um orçamento de abertura de empresa. Uma empresa existente terá um histórico de vendas e despesas, mas os orçamentos de inicialização devem fazer suposições sobre a receita.

Liste todas as despesas fixas necessárias, como aluguel ou financiamentos e serviços públicos, como sua conta de telefone. Esses são pagamentos que você deve fazer todos os meses, mesmo que tenha menos renda do que o esperado. 

Se suas despesas fixas estiverem muito próximas de sua receita esperada, você poderá ter problemas para fazer seus pagamentos. Veja se você pode cortar suas despesas fixas ou transformá-las em despesas variáveis.

Despesas variáveis ​​são despesas não recorrentes vinculadas às vendas. Por exemplo, se você tem menos clientes, pode precisar de menos despesas com telefone ou direção. Inclui despesas para capturar novos clientes nesta lista, como despesas de publicidade.

Crie colunas para receitas e despesas reais e orçadas, para que você possa ver como o orçamento funciona em tempo real. Se estiver usando um software de orçamento, você pode usar o recurso “orçamento x real” para ver como seus gastos e receitas reais se comparam ao seu orçamento.

Modelo de orçamento

Está tendo dificuldade em visualizar como é o orçamento de uma empresa em ação? Aqui está um exemplo para dar uma ideia de como o seu novo orçamento de negócios pode parecer a cada mês:

Renda:

Lucro por hora do cliente A: R$ 5.000

Lucro por hora do cliente B: R$ 4.500

Lucro por hora do cliente C: R$ 6.000

Vendas de produtos: R$ 1.500

Empréstimos: R$ 1.000

Poupança: R$ 1.000

Renda de investimento: R$ 500

Renda total: R$ 19.500

Despesas:

CUSTOS FIXOS

Aluguel: R$ 1.000

Internet: R$ 50

Custos de folha de pagamento: R$ 5.000

Hospedagem de site: R$ 50

Seguro: R$ 50

Taxas bancárias: R$ 25

Telefone celular: R$ 50

Serviços de contabilidade : R$ 100

Serviços jurídicos: R$ 100

Custos fixos totais: $ 6.425

Despesas variáveis

Comissões de vendas: R$ 2.000

Salários do contratante: R$ 500

Conta de eletricidade: R$ 125

Conta de gás: R$ 75

Conta de água: R$ 125

Serviços de impressão: R$ 300

Matérias-primas: R$ 200

Custos de publicidade digital: R$ 750

Viagens e eventos: R$ 0

Transporte: R$ 50

Despesas variáveis ​​totais: R$ 4.125

Gastos únicos

Móveis de escritório: R$ 450 

Material de escritório para novo local: R$ 300

Retirada de negócios em dezembro: R$ 1.000

Novo software de rastreamento de tempo: R$ 500

Presentes para clientes: R$ 100

Gastos únicos: R$ 2.350

Despesas: R$ 12.900

Receita total (R$ 19.500) – Despesas totais (R$ 12.900) = Receita líquida total (R$ 6.600)

Acima de tudo, depois de ter uma noção clara de sua lucratividade no mês, você pode usá-la para tomar as decisões financeiras corretas para o futuro de sua pequena empresa.

Por exemplo, se você perceber que está no vermelho e gastando mais do que ganha, pode cortar seus gastos e se concentrar em encontrar novos clientes. Como alternativa, se sua receita for significativamente maior do que suas despesas, você pode considerar investir seus lucros de volta em seu negócio (como investir em um novo software ou equipamento).

Aplique em seu negócio

Trabalhar para criar seu orçamento empresarial pode parecer um incômodo. Mas embora leve um pouco de tempo e energia, vale a pena o esforço extra. Um orçamento de negócios completo fornece os insights financeiros de que você precisa para tomar as decisões certas para que sua empresa cresça, se expanda e prospere no futuro.

E caso precise de ajuda para elaborar seu orçamento empresarial, seja por falta de conhecimento ou mesmo tempo, aqui na Exatus Contabilidade você encontra um time de consultores prontos para lhe ajudar.

Portanto, entre em contato agora mesmo com a Exatus e veja como podemos lhe auxiliar com seu orçamento empresarial. Você verá que será mais fácil fazer a gestão do seu negócio!

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